Até o final de 2014, o satélite de última geração WorldView 3, fabricado pela Ball Aerospace, será responsável por gerar novas imagens da Terra com maior definição.

Operado pela DigitalGlobe, empresa que já fornece imagens para o Google, Microsoft e Apple, o novo satélite terá sua órbita a aproximados 600 quilômetros da Terra e uma velocidade de 8 quilômetros por segundo.

As suas lentes, que funcionarão como um telescópio, serão capazes de distinguir objetos de até 25 centímetros. No entanto, estas imagens tão aproximadas só estarão disponíveis para o governo dos Estados Unidos. Para o público geral que utiliza o Google Maps e o Goorgle Earth, por exemplo, o limite máximo será de 50 centímetros.

Além da definição das imagens, uma grande inovação deste dispositivo é que ele não fará apenas quadros estáticos, mas também imagens contínuas de faixas de terra ou água. Essas imagens vão contribuir desde o planejamento urbano até o monitoramento florestal, exploração de petróleo e cartografia. Como as imagens são disponibilizadas sob um custo, a atualização dos mapas depende do Google comprá-las e incluí-las no Google Maps.

Apesar das opções variarem entre Google, Bing Maps e Apple Maps, as imagens têm a mesma procedência – a DigitalGlobe. Entretanto, após a instalação de câmeras inglesas na Estação Espacial Internacional, a canadense UrtheCast promete lançar uma nova tecnologia com imagens em tempo real, gratuitas e que em breve entrará em fase de testes.

Fonte: Canaltech


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.