A Agência Espacial Brasileira (AEB) cobrirá os custos de lançamento do pequeno satélite construído por alunos da Escola Municipal Tancredo Almeida Neves, de Ubatuba (SP). A instituição também arcará com as despesas de cinco membros do Projeto UbatubaSat para que acompanhem o lançamento do satélite no exterior bem como da instalação em Ubatuba de uma estação para recepção dos dados que ele enviar.

A informação foi dada nesta terça-feira (18) pelo diretor de Administração e Planejamento da AEB, José Iram, que representou o presidente da Agência, José Raimundo Coelho, na solenidade de lançamento do documentário Projeto UbatubaSat – Uma Jornada de Conhecimento, em Ubatuba, que conta a trajetória da concepção e montagem do satélite.

Para realizar o projeto de educação científica, o professor de matemática, Cândido Oswaldo de Moura, que liderou os estudantes da quinta série, buscou o apoio e a orientação de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP).  Os alunos fizeram várias visitas à instituição acompanhando as atividades desenvolvidas no Laboratório de Integração e Testes (LIT) e na Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE).

Além da trajetória do projeto, o documentário mostra as visitas do grupo de estudantes à agência espacial norte-americana, Nasa, à empresa Interorbital, nos Estados Unidos, e à cidade japonesa de Nagoya, onde tiveram um artigo científico aceito em congresso aeroespacial.

O evento de lançamento do documentário também teve a participação do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, do prefeito de Ubatuba, Mauríci.

Fonte: AEB