Entidade pede auxílio de registradores para afastar ocorrências de fraudes

O diretor de Assuntos Estratégicos da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, esteve reunido com representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, em Araraquara-SP.

Participaram do encontro o gerente GRE 10 das Unidades Gestão de Inspetoria de Araraquara e São Carlos, Vicente Malzoni Neto; o ex-coordenador da Câmara Especializada de Agrimensura do CREA-SP e presidente da AEARA – Associação dos Engenheiros Agrimensores da Região de Araraquara, Walter Gonçalves Ferreira Filho; os agentes fiscais do CREA-SP, Tânia Solange Gaspari e Waldir Corbi, e o diretor de Assuntos Estratégicos da ARISP e 2° Oficial de Registro de Imóveis de Araraquara, Emanuel Santos.

Na reunião foi debatida a preocupação do CREA-SP com a atuação de falsos profissionais técnicos, documentos inidôneos ou inobservâncias de normas técnicas atinentes ao exercício da engenharia e da agronomia. O CREA é a entidade responsável pela fiscalização das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio.

Parceria para atualização do cadastro de imóveis rurais

Recentemente, O IRIB e a Anoreg-BR  foram convidados pelo Incra para  participar de um estudo sobre  formas de colaboração do Registro de Imóveis na atualização de informações do Sistema Nacional de Cadastro de Imóveis Rurais – SNCR.

Estiveram presentes o diretor do Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Richard Torsiano, e o diretor de Assuntos Agrários do IRIB e também da Anoreg-BR, Eduardo Augusto, registrador de imóveis em Conchas/SP. Para  Richard Torsiano,  para que o cadastro rural esteja atualizado e com dados confiáveis, é essencial a colaboração dos registradores imobiliários, uma vez que todos os dados referentes à situação legal dos imóveis são concretizados por esse profissional. A ideia é que essa atualização seja feita pelo registrador diretamente no sistema informatizado (SNCR), cujo acesso seria liberado pelo Incra.

Eduardo Augusto afirmou que o registrador imobiliário tem plenas condições de atuar com amplo sucesso nessa atualização, desde que os dados a serem manipulados pelo registrador estejam restritos aos atos por ele praticados, da mesma forma como já ocorre com os imóveis georreferenciados que são certificados pelo Sigef.

Com essa nova sistemática, acabariam as comunicações em papel entre registro de imóveis e Incra, método este que nunca atingiu bons resultados, e o cadastro rural teria sua base legal sempre atualizada e com a garantia de sua confiabilidade.

Fonte: IRIB

Curso sobre Georreferenciamento de Imóveis Rurais

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias.

Dentre as atividades confirmadas está o Curso Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Neste mini-curso com 6 horas de duração serão abordados conceitos indispensáveis para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais segundo a 3ª Norma Técnica, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro, e será demonstrado como acessar o site do Sigef para requerer a Certificação, enviar as planilhas e gerar a planta e o memorial descritivo.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Curso Georreferenciamento de Imóveis Rurais. As vagas são limitadas!