A geointeligência aplicada em agricultura e meio ambiente será o tema do evento coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite durante a próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O workshop Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente será no dia 8 e vai reunir especialistas da Embrapa, institutos de pesquisa, governo federal, empresas e ONG do setor com o objetivo de proporcionar um ambiente de debate técnico-científico acerca do tema. As inscrições para o evento já estão abertas.

O mapeamento da agricultura de larga escala, o monitoramento agrícola, pecuário e florestal, as mudanças climáticas e seus impactos na geografia agrícola do Brasil e os zoneamentos ecológico-econômicos e de risco climático são exemplos de assuntos que serão abordados. Está confirmada a participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Imazon e Unidades da Embrapa (Cerrados, Informática Agropecuária e Monitoramento por Satélite). Também farão parte do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Meio Ambiente e das empresas de tecnologia Agro.Satélite e AgroTools.

O evento vai marcar o início das comemorações pelos 25 anos da Embrapa Monitoramento por Satélite. Além do workshop, a Unidade da Embrapa estará presente na feira de produtos e serviços. Serão apresentados os principais projetos de pesquisa em andamento e produtos já consolidados, como o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil), que reúne num único ambiente bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes. Capaz de oferecer uma radiografia do Brasil, o sistema integra informações importantes para a elaboração e direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor.

São palestrantes convidados para o evento sobre geointeligência em agricultura e meio ambiente:

• Mateus Batistella, pesquisador e chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite.
• Édson Luis Bolfe, pesquisador e chefe-adjunto de P&D da Embrapa Monitoramento por Satélite.
• Alexandre Camargo Coutinho, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária e coordendor do Projeto TerraClass.
• Antônio Roberto Formaggio, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
• Bernardo Rudorff, diretor da Agro.Satélite.
• Bruno Siqueira Abe Saber Miguel, coordenador de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente (DZT/MMA).
• Carlos Souza Jr., pesquisador do Imazon.
• Edson Sano, pesquisador da Embrapa Cerrados e chefe do Centro de Sensoriametno Remoto do Ibama.
• Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária.
• Gustavo Bracale, coordenador de Zoneamento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/MAPA).
• Sérgio Rocha, diretor da AgroTools.

A participação é gratuita. Para participar basta se cadastrar na feira de produtos e serviços do MundoGEO#Connect 2014. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite