Depois de adquirir  o aplicativo de mensagens WhatsApp há poucas semanas por US$ 19 bilhões, o Facebook agora estaria em conversações para adquirir uma empresa de drones orbitais (em português, Vants, ou veículos aéreos não tripulados), a Titan Aerospace, por US$ 60 milhões, de acordo com o site de tecnologia TechCrunch, que citou fontes próximas à transação, sem contudo identificá-las.

Se concretizada, a aquisição daria ao Facebook a capacidade de conectar via internet wireless partes remotas do planeta, levando conteúdos virtuais ao mundo inteiro — um objetivo deixado bem claro por Mark Zuckerberg em sua conferência no Congresso Mundial de Mobilidade, em Barcelona, na semana passada, quando o cofundador e diretor executivo do Facebook defendeu com unhas e dentes a inclusão de toda a população da Terra por meio do projeto Internet.org, conclamando a indústria tech a apoiá-lo nesse sentido.

As empresas não comentaram a possibilidade, mas a Titan Aerospace desenvolve um tipo de drone/satélite atmosférico — os aviões podem voar a altura quase orbital, funcionando como satélites — movido a energia solar. Segundo o TechCrunch, o Facebook teria interesse em construir com a Titan cerca de 11 mil drones desse tipo, para ajudar a cobrir digitalmente áreas como a África. O principal modelo em que a rede social estaria de olho é o Solara 60.

A meta de Zuckerberg com seu trabalho junto a operadoras no projeto Internet.org é oferecer um plano de dados barato com serviços básicos para quem ainda não conseguiu se conectar: mensagens, Wikipedia, previsão do tempo, infos sobre saúde, emprego, educação. E Facebook, claro.

– Seria algo parecido com o 911 nos EUA, para onde você liga e obtém acesso a determinados serviços – explicou em Barcelona. – Os pilares para obter isso seriam três: tentar reduzir o custo da infraestrutura, usar os dados com maior eficácia, sem desperdício de banda, e fazer vendas pontuais de serviços no pacote básico. Por exemplo, pagar um extra para acessar um conteúdo não incluído no pacote.

Fonte: O Globo

Curso sobre VANTs acontece em São Paulo

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Dentre as atividades confirmadas para o evento está o Curso VANTs & Drones. Com 6 horas de duração, este mini-curso vai apresentar as aplicações, as arquiteturas, os tipos de testes aplicáveis e a regulamentação sobre aeronaves não tripuladas.

Os temas trabalhados serão Aplicações Operacionais de VANTs; Principais Sistemas e Arquiteturas; Sistemas de Propulsão; Tráfego Aéreo; Testes de VANTs; Regulamentação Atual no Mundo e no Brasil; Certificações e Processos Relacionados com os VANTs; Acidentes com VANTs, entre outros.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Curso VANTs & Drones. As vagas são limitadas!