Parte 1: Quando você realmente precisa de um banco de dados geográficos?

Certamente um dos temas mais complicados na integração TI+GEO é o Banco de Dados Geográficos (BDG). Ao contrário do que muitos pensam, este assunto não é um desafio apenas para profissionais da área geo. Quem é da área de TI não tem em sua formação tradicional todos os conceitos e técnicas necessários para projetar e implementar um BDG. Sobre este cenário, serão explicados nesta e nas próximas colunas diversos pontos importantes sobre BDG. Porém, certamente, não será um guia definitivo. A leitura complementar, que infelizmente é escassa, é de forte recomendação para quem desejar se aprofundar no tema.

Primeiramente, quando precisamos de um BD? Existem algumas formas de responder a esta pergunta, então vamos à explicação baseada em funcionalidades. Quando entraram em operação os primeiros computadores eletrônicos, na metade do século passado, já se apresentava a necessidade de armazenar os resultados processados para uso e acesso posterior. Começou a se obter consideráveis volumes de dados para o padrão de hardware da época, nascendo então os primeiros estudos de como armazenar e recuperar de forma eficiente os dados contidos em uma base.

Este artigo faz parte da revista MundoGEO 75, que já está disponível no Portal MundoGEO. Para ler na íntegra, acesse o artigo Desvendando Banco de Dados Geográficos


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.