Aproximadamente 30 acadêmicos e profissionais estão participando de uma capacitação em Geoprocessamento no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), desde a última segunda-feira (10/3). A atividade é um dos pré-requisitos do Estágio Vivencial 2014 do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e será realizada de maneira contínua a cada três meses, com aulas práticas e teóricas com uma ementa desenvolvida de acordo com os interesses pedagógicos do Centro.

capacitacao_geocihDe acordo com Alisson Rodrigues, analista ambiental do CIH, a capacitação é importante para disseminar estes conhecimentos na região. “Faz parte dos objetivos estratégicos do CIH capacitar os integrantes da comunidade científica regional neste tema. O cruzamento de informações geográficas possibilita a gestão territorial e é fundamental para tomadas de decisões, assim como na elaboração de planejamentos urbanos e rurais”, destacou.

Introdução ao sensoriamento remoto, noções teóricas de geoprocessamento, cartografia, sistemas informações geográficas e aplicações práticas do Cadastro Técnico Multifinalitário estão entre os assuntos abordados durante a capacitação, que é realizada totalmente com a utilização de softwares livres.

“O geoprocessamento é importante para fazer planejamento ambiental e planejamento do território. É uma atribuição do engenheiro ambiental e uma área que gosto bastante e gostaria de atuar”, destacou Dalva Mocinski, estudante do 9º período de Engenharia Ambiental e uma das participantes do capacitação.

A programação segue nesta semana, com destaque para uma atividade prática. “No trabalho de campo eles irão aplicar os seus conhecimentos realizando uma análise qualitativa e quantitativa de espécies de árvores presentes num espaço do PTI”, completou o analista ambiental Alisson Rodrigues.

A formação atende aos objetivos do CIH, criando capacidades em geotecnologia para proporcionar desenvolvimento técnico regional aplicado à gestão de recursos hídricos e energias renováveis.

Estágio Vivencial 2014

O Estágio Vivencial do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) tem como objetivo capacitar alunos em geotecnologia visando o desenvolvimento técnico regional para gestão da tecnologia aplicada na gestão de recursos hídricos e energias renováveis.

O Centro Internacional de Hidroinformática é um Centro Binacional e de Categoria II da UNESCO, resultado da parceria entre a ITAIPU Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, e  atua com o desenvolvimento de soluções inovadoras e ferramentas de hidroinformática para gestão sustentável dos recursos hídricos e energias renováveis.


Curso sobre ferramentas geográficas para Gestão Ambiental

Curso sobre Cadastro Ambiental Rural em São PauloA próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Serão quase 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias.

Dentre as atividades confirmadas para o MundoGEO#Connect 2014 está o Curso Geo na Gestão Ambiental. Com 6 horas de duração, este mini-curso vai mostrar as possibilidades e aplicações de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e sensoriamento remoto para a gestão ambiental. O instrutor será Antonio Morelli Arruda Júnior, Consultor na Área Agroambiental. Para mais informações e inscrições, acesse a página do Curso Geo na Gestão Ambiental. As vagas são limitadas!