A máxima de que o Facebook “aproxima quem está longe e afasta quem está perto” vale também para os congressos, workshops, feiras e similares. Hoje, tecnologias como webinars, teleconferências, hangouts e – quem sabe num futuro próximo – encontros em ambientes de realidade virtual nos ajudam a ter contato com um número cada vez maior de pessoas e obter conhecimento de forma mais rápida e ágil, porém ainda não inventaram nada que substitua o “olho no olho” de um encontro pessoal.

Algumas vezes já ouvi – nos vários eventos que já participei – frases do tipo “achei que você era mais alto” ou “no vídeo você parece mais extrovertido”, o que me deixa cada vez mais convencido de que os encontros presenciais ainda são – e serão por vários anos – a principal forma de fortalecer nossa rede de contatos e conhecer de perto as novidades tecnológicas. Afinal, de que outra forma podemos tomar um chopp com os colegas de profissão e comentar tudo que foi visto no fim de um longo dia de palestras, workshops e visita a uma feira do setor?

Outra grande vantagem dos encontros presenciais é o foco. Afinal, no dia a dia é possível participar de eventos virtuais, mas geralmente isto é feito durante o expediente, no próprio ambiente de trabalho, o que gera distrações. Por outro lado, quando saímos de nossa rotina e viajamos – mesmo que seja dentro da nossa própria cidade – para participar de um evento, nossa atenção se volta totalmente para aquela atividade e – finalmente – conseguimos focar naquilo que estamos interessados.

Conecte-se! Experimente!

Em 2014, o grande encontro de geotecnologia vai acontecer de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
O MundoGEO#Connect LatinAmerica vai contar com mais de 30 atividades – entre os mini-cursos, seminários, fóruns e encontros de usuários -, além de uma feira de serviços e produtos com as principais empresas e marcas do setor. Além disso, pela primeira vez na América Latina será realizado um evento voltado exclusivamente para os jovens talentos do setor. O MundoGEOXperience vai contar com um espaço para a apresentação de trabalhos científicos e o Geo Hackathon, que receberá desenvolvedores para uma competição de ideias geográficas.

Nos vemos lá?

 

Eduardo Freitas, Engenheiro Cartógrafo
Técnico em edificações
Editor da revista MundoGEO