Integração entre o Google Maps Engine Lite e o Novo Google Maps

Neste artigo demonstramos a integração entre o Google Maps Engine Lite e o novo Google Maps, tomando como área de estudo a Unesp – Câmpus de Presidente Prudente (SP). Os produtos Google Geo disponibilizam gratuitamente tanto mapas de ruas, quanto mapas do terreno, assim como imagens de satélite e panoramas imersivos 360° ao nível da rua. Para fazermos uso do Google Maps Engine Lite, basta entrar em https://mapsengine.google.com e fazer login com sua conta do Gmail. Ao clicar em “Criar um Novo Mapa” são mostrados alguns dos recursos, um dos quais permite fazer uma pesquisa pelo nome de um lugar. Para exemplificar os procedimentos, digite o nome da Unidade Universitária “Unesp – Câmpus de Presidente Prudente” e pressione Enter no teclado. Sendo assim, pode-se visualizar a área urbana na vista de mapa, na qual aparece um marcador verde indicando o Câmpus. Para alterar para a vista de imagem de satélite, basta clicar em “Mapa Básico” no painel à esquerda. Um mosaico contendo várias opções é mostrado e pode-se escolher a opção correspondente à imagem de satélite. Depois de ter escolhido a opção desejada basta clicar em X no canto superior direito do mosaico de opções. A imagem de satélite é exibida na tela e no canto superior esquerdo é possível clicar em “Mapa sem Título”, para então digitar o nome e uma breve descrição do mapa. Neste caso, digite o título “Localização da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente” e a descrição “Este mapa mostra a localização da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Foi elaborado por (seu nome), em (data atual)”. Em seguida, clique em “Salvar”.

O marcador verde indica a entrada principal da Unidade Universitária e pode-se clicar sobre ele para selecioná-lo e em seguida clicar em “Adicionar ao Mapa” na caixa de informação.

Como pode-se observar no painel à esquerda, o marcador agora faz parte dos elementos de uma camada sem nome. Se clicar em “Camada sem Título” você pode editar o nome da camada, por exemplo: “Entrada principal da Unesp”, e em seguida clicar em “Salvar”. O marcador não é mais mostrado em verde e sim em vermelho.

Pode-se visualizar mais detalhes, inclusive a posição ocupada pelo marcador vermelho, aplicando zoom na imagem e navegando até a área da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O mapa pode ser customizado, para que os marcadores tenham a aparência que desejarmos, por exemplo, ao clicarmos em “Estilo” pode-se escolher para os marcadores: estilo uniforme; sequência de cores e letras; estilos individuais; ou estilo por coluna de dados.

No caso dos estilos individuais, pode-se definir a cor de preenchimento e o formato do marcador. Ao passar o cursor sobre o marcador vermelho que representa a Unesp no painel à esquerda, nota-se que é mostrado um “balde de cor”. Clicando no balde, uma paleta é exibida na qual pode-se escolher outra cor para o marcador, além disso, pode-se alterar a forma do marcador. Mas se clicarmos em “Mais ícones”, tem-se acesso a muitos ícones diferenciados por modalidade, que enriquecerão o mapa.

Tendo escolhido o ícone desejado, só é preciso clicar em OK e o mesmo será exibido tanto no painel à esquerda quanto no mapa personalizado.

É possível fazer o upgrade para o Google Maps Engine Pro para ter mais ícones do Google e usar seus próprios ícones. Tendo finalizado o mapeamento, pode-se clicar em “Compartilhar” e definir as configurações de compartilhamento que desejar.

Este mapa personalizado está disponível para visualização e edição em http://bit.ly/1cW3306. Finalmente, pode-se clicar em “Arquivo” e escolher a opção “Exportar para KML”, a qual permite exportar o mapa inteiro ou cada uma das camadas em separado. É preciso indicar o caminho onde o arquivo será salvo em seu computador para ser utilizado posteriormente. Neste caso, escolha salvar o arquivo como “Unesp_PresPrudente.kml”, o qual pode ser importado no Google Maps Clássico ou aberto no Google Earth.

Pode-se visualizar o mapa recém criado no Google Maps Engine Lite, fazendo uso de um recurso do Novo Google Maps. Basta entrar em www.google.com.br/maps/preview e fazer login com sua conta do Gmail. Em seguida, clique na caixa de pesquisa e escolha a opção “Meus Mapas Personalizados” para ver uma lista dos cinco mapas mais recentes criados ou compartilhados com você no Google Maps Engine Lite. Ao clicar no primeiro dos mapas listados, pode-se visualizar aquele que foi acabado de criar no Google Maps Engine Lite.

O mapa exibido é somente uma prévia, pois para visualizar ou editar o mapa completo é necessário clicar em “Abrir o mapa original”, o que levará você de volta ao Google Maps Engine Lite. Tendo dúvidas, pode-se acessar http://bit.ly/1fKz5fJ.

Um aspecto interessante dos produtos Google Geo é que eles favorecem o empoderamento dos neo-cartógrafos, que podem contribuir com seu conhecimento local através do mapeamento colaborativo e parcipativo.

Arlete Aparecida Correia Meneguette
Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London).
Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp –      Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com