MundoGEO, em parceria com a Oficina de Textos, realizará um um seminário online sobre conceitos e aplicações de Modelos Digitais de Elevação (MDE). Com participação gratuita, o webinar acontecerá na próxima terça-feira (18/3), a partir das 11h.

Webinar OfitextosNa palestra serão abordados os conceitos de MDE e variáveis derivadas (declividade, orientação, curvatura horizontal e vertical), bem como destacados o MDE obtido de dados de satélite, como o GDEM-ASTER, o MDE-SRTM e o refinado a partir deste (MDE-Topodata), além de suas formas de representação. Será mostrado, com uso do software SPRING, o processamento do MDE para gerar variáveis derivadas e classes (hipsométricas, de declividade, etc.). Por fim, serão apresentados exemplos de aplicação do MDE, das variáveis derivadas e classes, no mapeamento de unidades de relevo e paisagem, entre outros.

Com inscrição gratuita, este evento é indicado para estudantes, professores e outros profissionais das áreas de ciências da terra (geologia, geografia, pedologia) e engenharia (ambiental, agronômica, florestal, civil, cartográfica).

A palestrante será Teresa Gallotti Florenzano, Graduada em Geografia (USP), mestre em Sensoriamento Remoto (INPE) Doutora em Geografia Física (USP), pesquisadora e docente da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, recentemente aposentada; integrante da equipe dos cursos a distância, oferecidos por INPE/Selper, na área de Sensoriamento Remoto. Autora dos livros: Satélites e suas aplicações, Iniciação em Sensoriamento Remoto, Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais e a Nave Espacial Noé, os três últimos editados pela Oficina de Textos.

Os participantes poderão interagir com os apresentadores, enviando suas questões através do chat. Após o webinar, serão enviados certificados de participação a todos que estiverem online na sessão. Os participantes deste webinar ganharão um cupom de 20% de desconto na compra do livro “Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais”, na Oficina de Textos.

Webinar Ofitextos 2Webinar: Aplicações de Modelos Digitais de Elevação
Data: 18 de março de 2014
Horário: Das 11h às 12h (hora de Brasília)
Inscrições: https://www2.gotomeeting.com/register/769831562

Após registrar-se gratuitamente, você receberá um email de confirmação com o link de acesso a este seminário online. As vagas são limitadas!

Seminários Online MundoGEO

A série de seminários online MundoGEO (webinars) foi projetada para fins educacionais e informativos, sobre tecnologia, cases e tendências no setor de geotecnologia. A metodologia de seminários à distância está alinhada às demandas globais por conteúdo profissional em um curto espaço de tempo, sem necessidade de deslocamentos, tanto dos palestrantes e mediadores como dos participantes.

Com mais de 120 seminários online realizados desde 2009, a MundoGEO tem média de 1.500 inscritos e 750 participantes por evento. Todos os webinars são gravados e os vídeos são disponibilizados poucas horas após o seminário, para que os participantes possam rever e também para os que não puderam conectar-se. Os arquivos – bem como a agenda dos próximos seminários online – estão disponíveis em www.mundogeo.com/webinar.