O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), uma organização social fomentada e supervionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCTI, está com uma vaga aberta para pesquisador na área de monitoramento de conversão de hábitat na amazônia por sensoriamento remoto.

De acordo com o instituto, o perfil desejável do candidato deve atender aos seguintes requisitos: Graduado em Geografia, Ciências Agrárias, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, ou áreas afins; mestrado relacionado à área de sensoriamento remoto ou geoprocessamento (desejável), ou áreas afins; experiência prática comprovada com sistema de informação geográfica, análise de imagens, sensoriamento remoto (requisito); domínio de softwares de geoprocessamento e sensoriamento remoto: ArcGIS, Erdas, ENVI, entre outros (requisito); desejável ter conhecimentos sobre agricultura migratória e pecuária, comunidades tradicionais, planejamento territorial; desejável ter experiência na região Amazônica; boa capacidade de escrita; experiência em redigir artigos científicos; disponibilidade para viagens de campo mensais; e disponibilidade para residir em Tefé-AM.

O bolsista irá atuar no Grupo de Pesquisa em Agricultura Amazônica, Biodiversidade e Manejo Sustentável/Programa de Manejo de Agroecossistemas e suas atribuições figuram: elaborar plano de trabalho da pesquisa em acompanhamento com o Líder do Grupo de Pesquisa; realizar o monitoramento anual da conversão de habitat das áreas de estudo, nas RDSs Mamirauá e Amanã utilizando técnicas de segmentação e classificação de imagens, índices de vegetação e processamentos e análises que quantifiquem o desmatamento florestal para uso agropecuário; estruturar o monitoramento remoto do desmatamento nas RDSs Amanã e Mamirauá através de análises de imagens Geoeye, Rapideye, Spot, entre outras; gerar informações para apoiar a gestão territorial das RDSs Mamirauá e Amanã; gerar informações e participar das discussões para subsidiar estratégias do Programa de Manejo dos Agroecossistemas nas RDSs Mamirauá e Amanã.

O O Instituto Mamirauá oferece uma bolsa com período de 48 meses, modalidade Mestre, no valor mensal de 3.200,00 reais, deslocamento da cidade de origem até Tefé (AM), transporte para os alojamentos das reservas para as expedições de campo e alimentação durante as expedições de campo.

Como se candidatar

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá informa que o processo de seleção para esta vaga já se finalizou e agradece a todos que participaram.

Confira as mais recentes vagas do setor de geotecnologias

O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Clique aqui encontre diversas outras oportunidades.


Anuncie no Portal MundoGEO! Para anunciar uma vaga, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.