No dia 11 de março, na Universidade Politécnica de Catalunha, localizada em Barcelona, foi apresentado o Giswater, um software livre para a gestão de água.

Durante o evento de apresentação, que controu com centenas de profissionais de diversas instituições públicas, foram apresentadas as principais funcionalidades da primeira versão do Giswater. Além disso, foi anunciado que finalizou-se o processo de estabilização do software e estará disponível, em breve, para o sistemas operacionais Windows (XP, 7, Vista e 8).

De acordo com os desenvolvedores, o Giswater surgiu para que os profissionais possam compartilhar os conhecimentos nas áreas de abastecimento de água, esgoto, drenagem urbana e gestão de risco. Seu objetivo é comunicar programas de engenharia de águas EPANET, EPA SWMM e HEC-RAS através de um banco de dados com qualquer Sistema de Informação Geográfica (SIG).

O software utiliza uma base dados de código aberto PostgreSQL assim como sua extensão espacial (PostGIS) e pode-se criar projetos a partir do software livre Quantum GIS. No entanto, graças a sua arquitetura de banco de dados, estável e com topologia ‘nó e arco’ é fácil, no futuro, ligar o software a outros bancos de dados como o Oracle, MSServer e outros de GIS como o ArcGIS, Geomedia, gvSIG ou Terraview. Apesar do software ser executado em linguagem Java, primeiramente o Giswater estará disponível apenas para sistemas operacionais Windows.

Para mais informações acesse www.giswater.org.


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.