O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou para 2016 a contagem populacional brasileira, que deveria ser realizada em 2015. Segundo um documento distribuído internamente, obtido com exclusividade por EXAME, o motivo é o corte de 50% no orçamento do Ministério do Planejamento, pasta em que está alocado o IBGE.

A contagem populacional é uma forma mais simplificada de Censo. O IBGE tem a obrigação legal de fornecer anualmente estimativas de população residente em cada município, em cumprimento de um dispositivo constitucional. Para ajudar nesta tarefa, faz a contagem populacional. A primeira ocorreu em 1996 e a segunda, em 2007.

Na manhã desta quinta-feira, a presidente do instituto, Wasmália Bivar, realizou uma videoconferência com os diretores para informar sobre as mudanças no cronograma das pesquisas acordadas com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em Brasília.

Outras pesquisas também correm o risco de ser adiadas. A diretoria do IBGE alega não ter condições de realizar simultaneamente em 2014, como estava previsto, a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Neste caso, está sendo analisada a possibilidade de realizar apenas a PNAD neste ano, deixando a POF para 2015.

Além dos cortes de orçamento, o IBGE enfrenta dificuldades devido à redução de seu quadro de funcionários. Nos últimos cinco anos, o instituto perdeu 1.173 servidores de seu quadro permanente, hoje formado por 6.292 pessoas. A maior parte dos desligamentos foi devido a aposentadoria dos servidores. Estimativas mostram que, em 2017, metade dos funcionários estará em idade para requerer a aposentadoria.

Fonte: Exame


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.