Imagens de satélite analisadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que grandes áreas de inundação ainda persistem no Vale do Rio Mamoré, na Bolívia. O Mamoré é importante formador de tributários do Rio Madeira, no Brasil, incluindo os rios Madre de Dios, Beni e Guaporé.

Imagens recentes do satélite Landsat 7 apresentam áreas atualmente inundadas pelo Mamoré que irão vazar para o Madeira. Essas águas do Rio Mamoré ainda não chegaram a Porto Velho e quando atingirem a região, o que deve ocorrer em alguns dias, tornarão a situação ainda mais crítica em Rondônia.

A Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe tem avaliado imagens de satélite com o intuito de ajudar a antecipar medidas de emergência que são tomadas pela Defesa Civil.

Registrada no dia 15 de março pelo Serviço Geológico Americano (USGS) e processada por Oton Barros, pesquisador do Inpe, a imagem abaixo mostra em azul escuro e em negro a superfície inundada com resposta espectral de água. Em verde, no entorno da calha do rio, matas inundadas pela cheia do Rio Mamoré. Essas águas ainda alimentarão a cheia histórica do Rio Madeira.

Fonte: Inpe

Seminário sobre Imagens de Satélites e Aéreas acontece em São Paulo

Semin%C3%A1rio Imagens de Sat%C3%A9lites e A%C3%A9reas1 Satélite Cbers 4 será lançado em dezembro deste anoA próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Dentre as atividades confirmadas para o evento está o Seminário Imagens de Satélites e Aéreas. O seminário irá reunir vários especialistas para debater o mercado de sensoriamento remoto orbital e aerofotogrametria. Representantes de empresas e instituições estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias e tendências.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Seminário Imagens de Satélites e Aéreas. As vagas são limitadas!