MundoGEO promove treinamentos sobre Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Cadastro Ambiental Rural na próxima semana

A MundoGEO convida toda a comunidade de geotecnologia e de geomensores a participar de dois treinamentos sobre  Georreferenciamento de Imóveis RuraisCadastro Ambiental Rural (CAR). Ambos os cursos terão duas turmas, uma em Curitiba (PR), de 7 a 10 de abril e outra em São Paulo (SP), entre os dias 5 e 8 de maio.

Dois temas de fundamental importância para o país atualmente, em vista das recentes mudanças e maior agilidade trazidos pelo Incra para as atividades de Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais e da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em 2012, estes dois segmentos vêm gerando novas oportunidades para profissionais e empresas. Porém, por se tratar de mercados dinâmicos e em desenvolvimento, é necessário estar atualizado e capacitado para enfrentar as eventuais dificuldades e atuar com excelência.

Instituído pela Lei nº 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. O treinamento vai abordar o novo Código Florestal e os conceitos que envolvem o CAR, planos de regularização ambiental, compensação de área degradada, recomposição florestal, regularização de reserva legal, além da identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental, com a parte prática no software Quantum GIS.

Já o treinamento Georreferenciamento: do Processamento ao Sigef vai contemplar os conceitos indispensáveis para o georreferenciamento segundo a 3ª Norma Técnica, lançada em 2013 pelo Incra, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro. Também será demonstrado como gerar planta e memorial descritivo, acessar o site do novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), requerer a Certificação e enviar as planilhas.

A instrutora dos treinamentos será Margarete Maria José Oliveira, tecnóloga em geoprocessamento pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), instrutora de treinamentos teóricos e práticos nas áreas de montagem de processos, levantamento em campo utilizando GPS e RTK, CAR, etc., e atuante há mais de seis anos em montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal, atendendo pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Brasil.

Agenda

• Curitiba (PR), Victoria Villa Hotel:
7 e 8 de Abril – Georreferenciamento: do Processamento ao Sigef
9 e 10 de Abril – CAR: Legislação e Capacitação

• São Paulo (SP), Centro de Convenções Frei Caneca:
5 e 6 de Maio – Georreferenciamento: do Processamento ao Sigef
7 e 8 de Maio – CAR: Legislação e Capacitação

Inscrições

Cada treinamento tem duração de dois dias (16 horas), e serão realizados das 8h30 às 18 horas, com intervalos para almoço e coffee break. As inscrições podem ser feitas em cada curso separadamente, mas é oferecido desconto para quem se registrar nos dois temas. Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse https://mundogeo.com/cursos/car-geoincra ou entre em contato com a MundoGEO pelo email cursos@mundogeo.com, skype cursos.mundogeo ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Curso Montagem de processos - 2ª turma
Quase 150 alunos já realizaram o curso sobre Montagem de Processos para Georreferenciamento, realizado pela MundoGEO e TGR Treinamentos