A realidade aumentada parece coisa de filme, mas já está tornando-se realidade na aérea de geotecnologias. Um projeto peruano pretende contribuir com segurança de monitoramento de área perigosas utilizando Drones e o dispositivo Google Glass.

O potencial dos Veículos aéreos não Tripulados (VANTs) chamou a atenção de um grupo de peruanos que desenvolve um projeto com foco em segurança. Trata-se de uma iniciativa apoiada em duas tecnologias: Drones conectados ao Google Glass, que tem como objetivo mostrar desde o ar o que está ocorrendo na ruas das cidades monitoradas.

“O Drone poderá monitorar zonas com riscos de segurança, identificando situações de perigo potencial” explica Alejandro Mauta, empreendedor e CEO da Xurface, a empresa de desenvolvimento de softwares que realiza este projeto. “Como o drone está conectado online, a imagem em vídeo pode ser transmitida diretamente para o Google Glass de um agente de segurança ou a uma estação de monitoramento”.

O “Google Glass” é um dispositivo com lentes especiais conectadas à internet, desenvolvido pelo Google. Os óculos contam com uma câmera que faz fotografias e vídeo que podem ser transmitidos através da web. Atualmente, só um pequeno grupo de pessoas tive acesso a este dispositivo para testes. A gigante da internet lançará uma versão comercial ainda este ano.

Abaixo está disponível um vídeo produzido pela Xurface demonstrando a tecnologia do projeto:

 

Fonte: elcomercio.pe


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica (https://mundogeoconnect.com/2014), Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atitividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado (https://mundogeoconnect.com/2014/registre-se-na-feira/) Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.