A capacidade dos cidadãos europeus, políticos e prestadores de serviços para acessar dados ambientais, fundamentais em pesquisas,  irá dar um grande passo após o lançamento do Sentinel-1A Satélite, da Agência Espacial Europeia (ESA), no dia 3 de abril . O satélite de 2,3 toneladas decolou em um foguete Soyuz a partir do Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa, às 21:02 GMT (23:02).

Lançamento do Sentinel-1A, primeiro Satélite da Constelação Copérnico.

“Sentinel-1A abre uma nova página na implementação da constelação Copérnico, a segunda maior espacial da União Europeia, depois do sistema de posicionamento Galileo”, disse Jean-Jacques Dordain, Director-Geral da ESA.”O programa Copérnico irá proporcionar aos cidadãos europeus os serviços espaciais mais ambiciosos do mundo para aplicações ambientais e de segurança.”

“A cooperação entre os Estados Membros da UE e a ESA no financiamento da infraestrutura espacial, resultou na combinação de competências e conhecimentos, melhorando as capacidades da indústria europeia, colocando a Europa na vanguarda da utilização do espaço em benefício dos cidadãos, formuladores de políticas e da economia.

A missão é a primeira de seis que farão parte da rede de monitoramento ambiental Copérnico da Europa. A constelação fornecerá informações operacionais sobre superfícies terrestres do mundo, oceanos e atmosfera, para apoiar a formulação de políticas ambientais e de segurança e as necessidades dos cidadãos individuais e prestadores de serviços.

Projetado com uma constelação de dois satélites – Sentinel-1A e Sentinel- 1B, os aparelhos possuem um radar que  irá fornecer imagens da superfície terrestre e oceânica da Europa, Canadá e das regiões polares, em tempo quase real.

“O lançamento do primeiro satélite Sentinel-1 marca uma mudança de filosofia para os nossos programas de observação da Terra”, disse Volker Liebig, diretor dos Programas de Observação da Terra da ESA.

Fonte: Esa.int


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica (https://mundogeoconnect.com/2014), Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atitividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado (https://mundogeoconnect.com/2014/registre-se-na-feira/) Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.