A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA em inglês) apresentou o  modelo do “Tsunami do Chile“,  calculado com o método de previsão do NOAA e elaborado pela própria instituição. O modelo simula como as ondas do Oceano Pacífico, causadas pela magnitude 8,2 do terremoto no Chile em 1º de abril, propagaram-se ao longo de 30 horas. O modelo destaca o alcance deste perigoso tsunami. Embora este terremoto não tenha sido grande o suficiente para enviar ondas destrutivas ao longo de todo o oceano, um terremoto de magnitude 9 certamente poderia  ter causado mais destruições.

O maior terremoto já registrado foi de magnitude de 9,5, em 1960, que também ocorreu na zona de subducção do Chile. O tsunami resultante matou 61 pessoas no Havaí e 138 no Japão. O terremoto e o tsunami combinado causaram 1.655 mortes.

Ambos os tremores ocorreram no que é chamado de zona de subducção, onde uma placa oceânica está sendo empurrado por baixo de uma placa continental e de volta para o manto da Terra. A zona de subducção contínua corre ao longo da fronteira do Pacífico da América do Sul.  Estas zonas são capazes de provocar terremotos maiores do que qualquer outro tipo de limite de placa, e também são responsáveis pelos vulcões ativos que circundam o Oceano Pacífico.

Abaixo é possível visualizar o vídeo do modelo simulando a propagação das ondas no Oceano Pacífico:

 

Fonte: Wired


Entrada libre en la mayor feria geoespacial de Latinoamérica

MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 (https://mundogeoconnect.com/2014/es), Conferencia y Feria de Geomática y Soluciones Geoespaciales, se realizará del 7 al 9 de mayo de 2014 en el Centro de Convenciones Frei Caneca, en San Paulo, Brazil. Serán realizados 30 cursos, seminarios, eventos especiales y encuentros de profesionales en los tres días del evento. Vea la programación completa de la Conferencia (https://mundogeoconnect.com/2014/es/programacion/).

La feria de productos y servicios del evento tendrá entrada franca, mediante su registro anticipado (https://mundogeoconnect.com/2014/es/registrate-en-la-feria/).Por más información, entre en contacto por el email connect@mundogeo.com o por teléfono +55 (41) 3338-7789 / +55 (11) 4063-8848.