Imagens de satélites tiveram importante contribuição em estudo sobre a emissão de gás carbônico (CO²) envolvendo a Amazônia. O estudo apresentado em artigo de Fernando Espírito-Santo, da Agência Espacial Norte-Americana, Nasa, intitulado “Size and frequency of natural forest disturbances and the Amazon forest carbon balance”, foi publicado em março último pela revista científica Nature Communications.

De acordo com o estudo, que teve a participação dos pesquisadores Yosio Shimabukuro e Valdete Duarte, da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), a Amazônia absorve mais gás carbônico do que emite.

O trabalho, que também teve o emprego de outras tecnologias, demonstra o papel fundamental da floresta no combate ao aquecimento global. O estudo mediu a quantidade de CO² lançado à atmosfera pela decomposição das árvores na Amazônia. Leia o artigo em: http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/03042014.pdf.

Fonte: Ascom do Inpe


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica (https://mundogeoconnect.com/2014), Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atitividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado (https://mundogeoconnect.com/2014/registre-se-na-feira/) Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.