Aplicativo para agricultura de precisão pode economizar até 20% de combustível         

A Autodesk, Inc. anuncia que seu parceiro Tecgraf, empresa especializada em soluções CAD, desenvolveu um produto para atender a crescente demanda do mercado de tecnologia para agronegócios. Batizado de AgroCAD, a solução busca integrar e direcionar as funcionalidades de CAD, topografia e geoprocessamento disponíveis no software AutoCAD Civil 3D, com o objetivo de oferecer os recursos necessários para o aumento substancial da produtividade em diferentes culturas, tais como a cana-de-açúcar, para a qual foi inicialmente desenvolvido, e mais recentemente em soja, algodão, arroz, reflorestamento, dentre outras.

O produto cobre todo o fluxo de trabalho de agricultura de precisão, e foi criado a partir de demandas de clientes pioneiros na utilização dessa tecnologia. Tudo começou quando esses clientes pediram para que a Tecgraf desenvolvesse uma interface baseada em plataforma Autodesk para georreferenciamento que mapeasse uma plantação junto ao piloto automático das máquinas utilizadas no processo de produção.

De acordo com Amyr Girondi, diretor da Tecgraf, várias demandas eram similares e por isso um produto que atendesse ao setor como um todo foi criado três anos atrás.

“Na prática, o software agiliza enormemente o projeto das linhas de sulcação e plantio, otimizando técnica e economicamente a circulação dos veículos no campo. Além disso, a solução permite avaliar a eficiência das operações agrícolas e mensurar os ganhos obtidos pela sistematização das mesmas.”, afirma o executivo.

Com isso, além da melhoria na produção, há uma redução significativa na necessidade de manobras do equipamento, o que diminui o consumo de combustível em cerca de 20%, segundo os clientes que já adotaram a solução.

O setor de agronegócios busca incansavelmente melhorar o aproveitamento das áreas ocupadas através do aumento da produtividade. Por esta razão, tem se mostrado muito disposto à automatização. Prova disso é que de acordo com a ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), houve um aumento de 72,5% de 2010 a 2012 no que se refere à aquisição de softwares para setores agrícolas.

Essa cifra é refletida nos resultados de vendas do produto, cujo sucesso foi amplificado no ano passado. Uma vez que o produto tem como base o software AutoCAD Civil 3D, a Tecgraf aponta que hoje 80% das suas vendas deste produto são vinculadas ao AgroCAD.

A ferramenta é moldada de acordo com o que o cliente necessita e assim pode atender vários setores. Ao oferecer o produto, também é feita consultoria, treinamento e suporte técnico.

“Cada vez mais vemos que nossos produtos são versáteis, quando vemos a aplicação de ferramentas em mercados inusitados, como o agronegócio”, afirma Marcelo Landi, presidente da Autodesk Brasil. “Nossa expectativa é que junto com nossos parceiros, consigamos desenvolver soluções para setores tão específicos quanto este”, complementa o executivo.


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.