Seminário online sobre o Geo Catálogo do Ministério do Meio Ambiente foi realizado em parceria com a empresa Santiago & Cintra Consultoria e reuniu 1.056 participantes de todo o Brasil

No último dia 29 de abril aconteceu o seminário online “Acesso e Uso de Imagens RapidEye do MMA pelos Órgãos Públicos do Brasil via Geo Catálogo“, promovido pela MundoGEO em parceria com a empresa Santiago & Cintra Consultoria. Ao todo foram 1.056 participantes online e mais de 1.500 inscritos, sendo um dos webinars com maior público já promovidos pela MundoGEO.

Neste webinar foi apresentada a nova cobertura de imagens de satélite RapidEye do Ministério do Meio Ambiente (MMA), disponível para todos os órgãos públicos brasileiros, bem como a ferramenta para acessar as imagens – o Geo Catálogo MMA -, sendo apresentadas novas informações temáticas disponíveis e as funcionalidades online para diferentes aplicações.

“O grande interesse da comunidade de usuários por este tema é resultado, principalmente, das ações inovadoras e transparentes do MMA em viabilizar a distribuição em tempo real e online, através do Geo Catálogo, das milhares de imagens RapidEye”, afirmou Iara Musse Felix, diretora da Santiago & Cintra Consultoria. “As imagens disponíveis são ortorretificadas com cinco metros de resolução e abrangem mais de 98% do Brasil, com uma cobertura de nuvem de menos de 5% da área total. Estas imagens já estão sendo utilizadas em  varias aplicações importantes, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o monitoramento e controle de desmatamento, conforme foi destacado pelos palestrantes durante o webinar”, completou a diretora.

Outro ponto muito debatido pelos palestrantes do MMA e da Santiago & Cintra – empresa que forneceu as imagens – é a facilidade com que os usuários de qualquer órgão público brasileiro – seja municipal, estadual ou federal – podem acessar e utilizar as imagens, graças ao sistema implantado pelo MMA. Com ele, institutos, universidades e instituições podem acessar e ter direito à usar as imagens, através de um cadastro online que pode ser feito diretamente na página do Geo Catálogo.

“São ações como essa que ajudam a desenvolver o engajamento da sociedade na proteção e melhor gestão do meio ambiente”, finaliza Iara.

Um novo webinar com o mesmo tema já está agendado para o dia 6 de maio às 11h (hora de Brasília). As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no link abaixo.

Webinar: Acesso e Uso de Imagens RapidEye do MMA pelos Órgãos Públicos do Brasil via Geo Catálogo
Datas: 6 de Maio
Hora: Das 11h às 12h (hora de Brasília)
Inscrições: https://www2.gotomeeting.com/register/271824538

Após registrar-se gratuitamente, você receberá um email de confirmação com o link de acesso a este seminário online. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas!

Seminários Online MundoGEO

A série de seminários online MundoGEO (webinars) foi projetada para fins educacionais e informativos, sobre tecnologia, cases e tendências no setor de geotecnologia. A metodologia de seminários à distância está alinhada às demandas globais por conteúdo profissional em um curto espaço de tempo, sem necessidade de deslocamentos, tanto dos palestrantes e mediadores como dos participantes.

Com mais de 120 seminários online realizados desde 2009, a MundoGEO tem média de 1.500 inscritos e 750 participantes por evento. Todos os webinars são gravados e os vídeos são disponibilizados poucas horas após o seminário, para que os participantes possam rever e também para os que não puderam conectar-se. Os arquivos – bem como a agenda dos próximos seminários online – estão disponíveis em www.mundogeo.com/webinar.