O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou recentemente seis novos projetos de levantamentos  aerogeofísicos. Mais 16 projetos serão colocados à disposição do setor mineral brasileiro ainda este ano. Outros 11 estão em fase de finalização  e serão lançados no ano que vem, totalizando 33  novos produtos que buscam incentivar a pesquisa mineral no país. Os levantamentos estão a venda em nossa página na Internet.

Os projetos Sudeste de Mato Grosso, Serra dos Caiabis, Catrimani-Araça, Centro-Leste de Roraima, Sudeste de Roraima, Paraná-Santa Catarina, foram executados pela Divisão de Geofísica da CPRM, no âmbito do programa Geologia do Brasil, com recursos do Programa de Acelaração do Crescimento (PAC).

“Esses levantamentos fazem parte de um ousado conjunto de ações de políticas públicas do governo que retomou os levantamentos geológicos e geofísicos básicos no país. Eles  buscam  o desenvolvimento de um novo ciclo de geração de jazidas minerais”, destaca o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto.  De acordo com Barretto  98%  do embasamento cristalino já está coberto pelos novos levantamentos da CPRM.

Maria Laura Azevedo, chefe da Divisão de  Geofísica, explica que os levantamentos utilizaram os métodos de aeromagnetometria e aerogamaespectrometria de alta resolução, em linhas de voo com espaçamento de 500 metros e a aeronave  sobrevoando as áreas a uma altura de 100 metros. Segundo ela, o objetivo dos projetos aerogeofísicos é “auxiliar o mapeamento geológico e selecionar alvos para prospecção mineral.”

Maria Laura lembra ainda que, os dados gerados pelos levamentos aerogeofísicos estão sendo utilizadas pela CPRM intensivamente na interpretação e integração de cartas geofísicas-geológicas. O chefe do Departamento de Recursos Minerais  da CPRM, Francisco Valdir Silveira,  elogia  a qualidade dos produtos executados  pela equipe de geofísica.  “Esses estudos são  ferramentas  essenciais para nortear  o aporte de recursos  pelas empresas de mineração em seus programas de pesquisa mineral.”

Fonte: CPRM


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.