O Gerador Solar do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers-4) será embarcado nesta quinta-feira (8) para a China onde será integrado ao corpo do satélite, que está em fase de montagem.

Foto: Divulgação/AEB

Desde o mês de abril o gerador passou por uma série de testes no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), sendo plenamente aprovado.

Com mais de 16 metros quadrados (6,3 x 2,6 m) o SAG é responsável por captar a luz do Sol e convertê-la em energia para alimentar as baterias do satélite. Apesar da dimensão avantajada a peça pesa só 55 quilos, pois a avançada tecnologia empregada na sua fabricação pelas empresas Orbital Engenharia Ltda e Cenic Indústria e Comércio Ltda, ambas de São José dos Campos, utiliza materiais leves, mas de alta resistência e durabilidade.

Tecnologia – Abrir o gerador solar é o primeiro comando do satélite ao alcançar a órbita programada. Durante o tempo em que o satélite recebe a luz solar em órbita, o SAG além de abastecer os diversos instrumentos a bordo também completa a carga das baterias para energizar os equipamentos na fase de eclipse, ou seja, período em que a luz solar não atinge o equipamento.

Desenvolvido com tecnologia moderna de células de tripla junção de alta eficiência energética o SAG do Cbers-4 gera até três mil watts de potência elétrica em condições normais de iluminação.

O Cbers-4 está programado para ser lançado da China, país parceiro do Brasil no desenvolvimento da série de satélites para sensoriamento remoto desde os anos 1980, na segunda semana de dezembro próximo.