Por Engenheiro Danilo Rodrigues

Um dos grandes problemas na topografia sempre foi a medida de distâncias, devido às áreas irregulares ou de difícil acesso e aos métodos empregados nesta medição em campo. Os métodos aplicados na medição da distância eram todos baseados em estimativas, como por exemplo: taqueométrica (método indireto) ou em medidas diretas com instrumentos que podem sofrer erros por causa da inclinação e distorções de uso contínuo, exemplo: trena, daí a dificuldade de se obter boa precisão.

No final da década de 60, surge o primeiro distanciômetro óptico-eletrônico, com princípio de funcionamento baseado na determinação do tempo, na qual a onda eletromagnética leva para percorrer a distância de ida e volta entre o equipamento de medição e o refletor (prisma), com isto foi eliminada a possibilidade de erro ocasionado pela influência humana.

Princípio


Evolução

As primeiras Estações Totais foram lançadas em meados da década de 80, união do Teodolito (medição Angular) com o distanciômetro (medição de distância). Esta nova ferramenta trouxe algumas facilidades aos profissionais, tais como: visualização das medidas de ângulo e distância em campo, coordenadas topográficas “in loco”, aplicação de correções (temperatura e pressão) e alta precisão nas medidas de distâncias.

A grande inovação da topografia nos últimos 10 anos foi a introdução das novas estações totais que possibilitaram a medida de pontos e feições sem o uso do prisma.

Hoje, algumas estações totais já possibilitaram a configuração de dois tipos de medição ao mesmo tempo, ou seja, pode ser configurada uma tecla para leitura de alta precisão (Prisma) e outra tecla para Leitura rápida cadastral (sem prisma).

Vantagens

– Levantamento de Pontos Inacessíveis;
– Cálculo volumétrico (sucata, minério e etc);
– Melhora qualitativa e quantitativa na qualidade dos dados do levantamentos cadastrais;
– Maior Rapidez no levantamento cadastral;
– Diminuição do número de Profissionais dependendo do projeto;

Aplicações

As-Built de edificações e obras de arte

Danilo Rodrigues é Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Alezi Teodolini