Nos meses de fevereiro, março e abril, 338 km² de áreas de alerta de desmatamento e degradação na Amazônia foram identificados pelo Deter, o sistema de detecção em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) baseado em satélites e destinado a orientar a fiscalização em campo.

Mapa de alertas de abril, mês em que a cobertura de nuvens impediu a observação de 59% da Amazônia

Em fevereiro foram verificados 119 km, enquanto em março e abril houve o registro de 53 km2 e 166 km2, respectivamente. A distribuição das áreas nos Estados em cada mês foi apresentada na tabela.

Os resultados do Deter devem ser analisados em conjunto com as informações sobre a cobertura de nuvens, que afeta a observação por satélites. As áreas em rosa dos mapas a seguir correspondem aos locais que estiveram encobertos no período. Nos mesmos mapas, os pontos amarelos mostram a localização dos alertas emitidos pelo Deter.

Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o Inpe não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema Deter.

Entre novembro e abril, época de chuvas na Amazônia, a observação por satélites se torna mais difícil devido à intensidade de nuvens que cobrem a região. Nesta época, o Inpe divulga os resultados do Deter agrupados por período, embora o sistema mantenha durante todo o tempo sua operação regular e o envio diário dos dados ao Ibama e Ministério do Meio Ambiente, responsáveis pela fiscalização e controle do desmatamento.

Para visualizar os mapas e obter mais informações clique aqui.

Fonte: Inpe