O primeiro cubesat nacional, o NanosatC-Br1, já está em território russo de onde tem lançamento programado para o próximo dia 19 de junho da base de Yasny.

Foto ISI/Divulgação: Nanosatélites sendo acondicionados em equipamento dentro do qual serão levados ao espaço.

Até a semana passada o satélite de pequeno porte estava na cidade holandesa de Delft, onde foi submetido aos últimos testes antes de ser acondicionado no módulo no qual vai ao espaço juntamente com outros 12 cubesats em lançamento simultâneo.

Antes de ser enviado à Holanda o satélite também passou por uma bateria de testes no mês de março no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

Desenvolvido com recursos da Agência Espacial Brasileira (AEB), o NanosatC-Br1é um dos quatro artefatos nacionais de pequeno porte programados para ir ao espaço este ano. No segundo semestre está previsto o lançamento dos satélites AESP-14, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com apoio do Inpe; do Serpens, cuja montagem envolve diversas universidades coordenadas pela AEB, e do CanSat  Tancredo-1, produzido por alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba (SP), com a orientação do Inpe.

Compõem as três cargas do Br1 um magnômetro para utilização dos seus dados pela comunidade científica; um circuito integrado projetado pela Santa Maria Design House da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul (RS), e o hardware FPGA, que deve suportar as radiações no espaço em função de um software desenvolvido pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte: AEB