Na última sexta-feira (6/6) aconteceu, em São José dos Campos (SP), o Workshop “Brasil-União Europeia Debate Observação da Terra“, organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela União Europeia (UE).

Este vento fez parte da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e teve como objetivos mobilizar as instituições de pesquisae as empresas do segmento aeroespacial brasileiro, promvendo o tema “Observação da Terra”. Participaram da abertura os diretores da área de empresas da UE, Philippe Burnet, de Política Espacial e Investimentos da AEB, Petrônio Noronha de Souza, e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi.

O evento contou com a participação de nove palestrantes indicados pela UE e nove representantes brasileiros ligados ao Inpe e à outras importantes instituições, tais como Ministério do Meio Ambiente, Embrapa, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Campos, bem como empresas nacionais do setor.

A empresa Geoambiente Sensoriamento Remoto foi escolhida para representar o setor privado brasileiro do mercado de Geotecnologias no evento, onde foram discutidos aspectos importantes do setor.  Representada por Izabel Cecarelli, a empresa apresentou grandes projetos de geotecnologia desenvolvidos durante seus 20 anos de história, dentro do painel intitulado “Brazilian Industry and Earth Observation”. Entre os assuntos apresentados, foram destacadas as novidades, números e inovações do segmento no país, e como isto pode auxiliar o desenvolvimento nacional no setor. Foi ressaltado, também, que a empresa conta agora com a parceria de grandes players mundiais, como a Google, que está revolucionando a maneira de acessar, utilizar e compartilhar informações em forma de mapas.

O evento incluiu a discussão dos seguintes temas: Observação da Terra – Disseminação de Dados de Infraestruturas Espaciais; Pesquisa e Indústria; Segurança Alimentar e Monitoramento de Culturas; Desastres Naturais; Serviços e Usuários; Monitoramento Ambiental e Recursos Hídricos.

Brasil e União Europeia- workshop sobre observação da Terra-Geoambiente
Workshop Brasil-União Europeia Debate Observação da Terra