Consórcio Geoespacial Aberto dissemina sua missão e oferece oportunidades no país

Meu colega Luis Bermudez e eu participamos do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, de 7 a 9 em maio, em São Paulo (SP). Ficamos muito satisfeitos em estar presentes, pois foi um grande evento para nós.

O Luis ministrou um curso de um dia sobre o Open Geospatial Consortium (OGC), falando sobre padrões e o Programa de Associação. O curso foi muito bem sucedido, havia 45 inscritos de governos, setores privado e acadêmico, sendo que 13 das organizações são elegíveis para se tornarem membros do OGC (um lembrete para aqueles que são elegíveis: lembrem-se de preencher o formulário de adesão enviado após o curso). Representantes de outras organizações que fizeram o curso têm a oportunidade de usufruir de descontos nas taxas de adesão do Consórcio. Leitor deste artigo, se você quer se juntar a nós, visite a página OGC Membership Levels em www.opengeospatial.org/ogc/join/levels.

Durante o evento, fiz uma apresentação intitulada “IDE: A Importância de Padrões e Interoperabilidade para a Boa Administração”, durante o seminário Gestores Públicos da Geoinformação, no dia 7 de maio. Com base em exemplos selecionados do mundo real, expliquei como tendências atuais de tecnologia da informação têm implicações para o compartilhamento de dados espaciais entre os governos de todos os níveis. Essas tendências também têm implicações para a tecnologia, prestadores de serviços e para os membros do OGC, responsáveis por manter os padrões atualizados.

As áreas mais destacadas incluem Meteorologia e Aviação, Marinha (derrames de petróleo, batimetria) e uso da terra; além da Infraestrutura, para a qual a capacidade de trocar informação espacial facilmente e em tempo hábil está se tornando cada vez mais importante, a fim de garantir a boa administração em todos os níveis. Nestes domínios e em muitos outros, – como sistemas de ciências da terra, emergências e desastres, hidrologia, saúde, modelagem urbana, sensores da web, Internet das Coisas, etc. – os Grupos de Trabalho do OGC desempenham um papel essencial em permitir que a informação geoespacial simples e complexa possa ser publicada, descoberta, avaliada, acessada e compartilhada entre os diversos sistemas em redes.

Os governos e grandes organizações têm a necessidade e a responsabilidade de participar no desenvolvimento e manutenção dos padrões OGC. Afinal, os padrões dão forma para a interoperabilidade. Ao participar de atividades de padronização, as partes interessadas podem trabalhar juntas para “legislar” sobre como seus sistemas serão capazes de trabalhar em conjunto.

O OGC oferece a oportunidade de “desenvolvimento conjunto” de contribuições entre seus membros. Por exemplo: o investimento de cada patrocinador do OGC é alavancado pelos investimentos dos outros patrocinadores daquela tecnologia; e o investimento é ainda incrementado pelas contribuições financeiras individuais feitas pelos participantes e provedores desta tecnologia ou produto. Ligando as comunidades em torno de suas necessidades comuns, para que elas possam atender a essas necessidades por meio de padrões de interoperabilidade, é um poderoso “multiplicador de forças” para os interessados em tecnologia.

Trevor Taylor

Director, Member Services-Americas and Asia

ttaylor@opengeospatial.org

www.opengeospatial.org

 

 

 

 

 

www.opengeospatial.org