A empresa AMS Kepler, especializada no desenvolvimento de estações terrenas de sensoriamento remoto e serviços com imagens orbitais, está criando um sistema completo para rastreio e controle de satélites através de apoio da Finep no Programa TI Maior.

amsKepler AMS Kepler cria sistema para rastreio e controle de satélitesO foco deste programa são satélites de sensoriamento remoto e de órbita terrestre baixa (LEO – Low Earth Orbit), porém o sistema foi projetado para atender também satélites de meteorologia e comunicação (geoestacionários).

O sistema criado pela AMS Kepler permitirá o rastreio, análise de telemetria e o envio e gerenciamento de comandos para satélites, e abrangerá também o planejamento de aquisição de dados por uma determinada área por uma constelação de satélites. “O sistema foi concebido para gerenciar diversos e diferentes satélites simultaneamente, com uma rede de antenas espalhadas geograficamente por toda a Terra”, explica Antonio Machado e Silva, diretor da AMS Kepler.

A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2015.