Plataforma do Ipea em parceria com PNUD e Fundação João Pinheiro recebeu o Prêmio TI & Governo 2014

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, um projeto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação João Pinheiro, recebeu o Prêmio TI & Governo, na categoria e-Democracia. O júri analisou 51 iniciativas de governo eletrônico no Brasil, elegendo as 20 melhores. Como um dos vencedores, o Atlas do Desenvolvimento Humano entrou na edição de 2014 do Anuário TI & Governo, lançado pela Fórum Editorial.

“A novidade desta nova edição (do Atlas) é a adoção da plataforma web como principal meio de apresentação e divulgação dos resultados, contando com ferramentas que permitem extrair dados do Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil”, afirmou Marco Aurélio Costa, coordenador do projeto pelo Ipea. Essa plataforma, desenvolvida por pesquisadores e bolsistas, oferece acesso rápido a mais de 180 indicadores de população, educação, saúde, habitação, trabalho, renda e vulnerabilidade referentes a 5.565 municípios brasileiros. Erivelton Guedes, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, foi um dos integrantes da equipe técnica de desenvolvimento web do Atlas.

Segundo o conceito adotado pelos organizadores do prêmio, os projetos de e-Democracia são desenvolvidos para prover “a comunicação entre os participantes do processo político, a transparência e a responsabilidade, e o suporte a processos eletivos, ou de consulta”. Edvaldo Noleto, coordenador-geral de Tecnologia da Informação e Comunicações do Ipea, representou o Instituto na entrega do prêmio, em 2 de junho.

Acesse o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

Fonte: Ipea