TabletSat-AuroraA ISC Kosmotras lançou com sucesso um aglomerado de pequenas naves espaciais pelo foguete RS-20 (Dnepr) em 20 de junho de 2014. O primeiro satélite russo privado de sensoriamento remoto da Terra, desenvolvido peça empresa Sputnix, chamado TabletSat-Aurora, também foi colocado em sua órbita de destino.

Planeja-se receber os dados do microssatélite por uma rede terrestre Scanex Uniscan, com os dados a serem usados em projetos comerciais, científicos, educacionais e ambientais.

“É um evento importante para nós”, diz Alexander Serkin, CEO da ISC Kosmotras. “Há 20 anos temos trabalhado com empresas mundialmente famosas – desenvolvedoras de naves espaciais, a maioria delas privadas. E hoje temos a oportunidade de participar na implementação de um projeto espacial privado na Rússia. Certamente estamos orgulhosos de fazer parte deste evento.”

Depois de sua ascensão para a órbita, subsistemas desenvolvidos pela empresa serão testados. O primeiro sinal da TabletSat-Aurora já foi recebido. O peso da nave espacial é de 26 quilogramas, com uma expectativa mínima de vida projetada de um ano. A sonda está equipada com um sistema triaxial de orientação e estabilização de alta precisão e uma câmera óptica para geração de imagens da Terra a partir do espaço, com uma resolução de 15 metros por pixel.

“A empresa considera a TabletSat-Aurora como uma plataforma universal para a colocação de cargas úteis de aplicações científicas e comerciais”, esclarece Stanislav Karpenko, Diretor de Tecnologia da Sputnix. A plataforma do satélite e a maioria dos sistemas e equipamentos foram desenvolvidos pela empresa, com o apoio financeiro da Skolkovo e da ISC Kosmotras.

Em 2012, a Sputnix, uma filial da Scanex, tornou-se uma residente da Skolkovo e recebeu uma bolsa do bloco espacial da Skolkovo. Levou oito meses para desenvolver e preparar um microssatélite para o lançamento. Pretendemos criar um conjunto de pequenas naves espaciais e satélites para geração de imagens com detalhes extremamente detalhadas”, disse Andrey Potapov, CEO da Sputnix.

Fonte: PR Newswire