O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, disponibilizou uma base de dados de lançamentos imobiliários comerciais na Região Metropolitana de São Paulo no período de 1985 a 2013.

O banco de dados permite que se avance na compreensão sobre a dinâmica do setor imobiliário, com dados sobre como e onde ocorre a oferta de imóveis comerciais. Há informações sobre preço, tamanho e número de vagas por município, distrito e coordenada geográfica.

De acordo com o CEM, o recurso pode ser bastante útil para pesquisadores de temas urbanos, em especial àqueles que se dedicam a estudar o setor imobiliário e sua regulação pelos municípios.

Os dados são relativos a aperfeiçoamento qualitativo e ampliação de informações sobre os lançamentos imobiliários residenciais da Região Metropolitana de São Paulo, sistematizados pela Empresa Brasileira de Patrimônio (Embraesp) no período entre 1985 e 2013.

Os 1.350 registros do referido banco de dados referem-se a empreendimentos lançados para venda no mercado formal, não contemplando os lançamentos built to suit, feitos por encomenda de um locatário já predeterminado e contratante de longo prazo (relação contratual regulada pela Lei Federal 12.744/12).

Dentre os aprimoramentos realizados pela equipe CEM, há o georreferenciamento dos edifícios, a correção e atualização monetária, a padronização do nome das empresas incorporadoras, construtoras e vendedoras de cada empreendimento. As variáveis adicionadas ao banco e o método utilizado para o trabalho estão indicados no Dicionário de Variáveis.

A base de dados de empreendimentos comerciais está disponível na área de Base de Dados do site do CEM.

Mais informações: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/

Fonte: FAPESP