Airbus Defence and Space lanza el Desafío de la Constelación RadarEm parceria com a HisdeSAT, a Airbus Defence and Space anunciou o Desafio da Constelação Radar visando incentivar o desenvolvimento de ideias de aplicações inovadoras empregando imagens radar capturadas por satélite.

O desafio consiste na utilização criativa de dados radar de alta resolução, especificamente os da nova constelação TerraSar X/TanDEM-X e PAZ – que estará completa no final de 2014. Aos satélites TerraSAR-X e TanDEM-X será integrado o satélite espanhol PAZ, construído pela Airbus Defence and Space e operado pela HisdeSAT.

No desafio será possível, entretanto, a integração dos dados de outras fontes, inclusive imagens procedentes de outros sensores comerciais ou públicos. A Airbus Defence and Space ea  HisdeSAT fomentam especialmente as ideias criativas voltadas a aplicações na vigilância marítima, segurança ou alterações no meio.

Entre outros critérios, as propostas apresentadas se avaliarão por seu caráter inovador, bem como por suas possíveis vantagens econômicas e para os usuários. Podem participar do concurso estudantes, empresários, desenvolvedores e ainda pequenas e médias empresas. As inscrições podem ser acessadas por meio do site da Copernicus Master.

Desde 2011, o concurso anual Copernicus Masters premia soluções inovadoras, destinadas aos ramo dos negócios ou sociedade, baseadas em dados de observação da Terra. O concurso se baseia nos princípios do programa europeu Copernicus (antes conhecido como GMES) que foi concebido para criar uma infraestrutura moderna e eficiente de serviços de observação da Terra e da geoinformação.