Site e aplicativo da empresa Imagem permite mapear tudo o que acontece no Brasil durante o mundial de clubes, por meio da troca de dados entre Governo, Empresas, Imprensa e População

De olho na capacidade de interação das pessoas na era da Web 2.0, que privilegia a interação social e a troca de conhecimentos através da internet, a Imagem, empresa atuante na área de Sistemas de Informação Geográfica (GIS em inglês), anunciou o portal Onde na Copa Brasil, que vai permitir a troca de informações entre Imprensa, População, Empresas e Governo, relacionadas a tudo o que acontece nas cidades-sede e nos demais municípios brasileiros durante a Copa do Mundo de Futebol 2014.

Com o objetivo de explorar as capacidades e recursos de compartilhamento, o Onde na Copa Brasil possibilita que imagens, vídeos e textos sobre setores de serviços públicos (segurança, saúde, transporte, acessibilidade, etc), manifestações, trânsito e até as comemorações das torcidas sejam registradas, compartilhadas e consultadas por brasileiros e estrangeiros através de um portal online e um aplicativo móvel.

O portal conta com cinco mapas, sendo quatro para consulta dos usuários: “Protestos no Brasil”, “Mídias Sociais”, “Pontos Turísticos no Brasil” e “Conhecendo os Estádios”. E um que permite interação em tempo real com torcedores e a população, “O que o povo está fazendo na Copa”, podendo incluir imagens, vídeos e comentários.

Por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado em dispositivos móveis, as pessoas poderão saber locais onde estão acontecendo manifestações, por exemplo, e como fazer para chegar a ela ou evitá-la. Segundo Deilson da Silva, Evangelista Técnico da Plataforma ArcGIS na Imagem, o Brasil possui dimensões continentais e a Geografia tem papel fundamental para o bom funcionamento do país.

“O portal visa fornecer informações para toda a população poder acompanhar em tempo real tudo que está acontecendo na Copa, dentro e fora dos estádios. Isso vai permitir ao cidadão ter conhecimento sobre todos os pontos positivos e negativos do evento de futebol, sem ser pego de surpresa por algum acaso, seja um engarrafamento ou mudança de trajeto para os jogos”, explica Silva.

Inovadora, a iniciativa quer garantir o direito à informação da população brasileira e dos estrangeiros que vieram para a Copa. “Queremos dar dinamismo e inteligência ao compartilhamento dos dados, em especial aos relacionados a questões que não estão sendo amplamente divulgadas, mas que impactam diretamente o cidadão, como saúde e acessibilidade. Ao comportar todas as informações e colocá-las em um mapa inteligente e de fácil manuseio, queremos fornecer um meio que fomente a interação das pessoas ao mesmo tempo em que ajuda a diminuir os prejuízos causados pela falta de informação da população, gerando melhores condições de vida para todos”, afirma o executivo.

Para mais informações acesse http://ondenacopabrasil.maps.arcgis.com


MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!