O governo de Goiás disponibilizou na última quinta-feira (27/6) uma ferramenta que permite visualizar online o Zoneamento Agroecológico e Econômico (Macro ZAEE) do estado. O portal permite navegar e selecionar várias camadas de informações, dentro das categorias: cartografia, infraestrutura, meio biótico, hidrografia, áreas especiais, zoneamentos e meio físico.

Goiás lança portal do Zoneamento Agroecológico e Econômico
Portal permite visualizar o Zoneamento Agroecológico e Econômico de Goiás

De acordo com Pérola Morais Calil, Coordenadora Técnica do projeto, “o conceito adotado para o ZAEE-GO foi o de sustentabilidade, tendo como prioridade a preocupação com o meio ambiente, pois uma série de problemas globais decorrentes do desenvolvimentismo econômico-tecnológico danificou e danifica a biosfera, a vida humana e a diversidade cultural de forma alarmante, com possibilidade de se tornar irreversível. A este cenário soma-se a ameaça de escassez de água no planeta, o crescimento populacional e da pobreza em escala mundial, bem como a extinção de espécies animais e vegetais”, afirmou.

Para a execução dos trabalhos foram adotadas as diretrizes metodológicas do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE – Brasil). O Projeto terá necessariamente quatro fases de execução: Planejamento do Projeto, Diagnóstico, Prognóstico e Implementação das Ações.

A primeira fase, correspondente ao Planejamento e denominada de Macrozoneamento Agroecológico e Econômico do Estado de Goiás (MACROZAEE-GO),  teve como objetivos a elaboração de quatro produtos:

1) elaboração do Banco de Dados Geográfico do MACROZAEE-GO;
2) elaboração do mapa de Aptidão Agrícola do Estado;
3) atualização do mapa de Uso da Terra e Cobertura Vegetal do Estado;
4) elaboração do Termo de Referência para a consecução das etapas seguintes, ou seja, diagnóstico, prognóstico e implementação das ações.

A partir da elaboração do Banco de Dados Geográficos do MACROZAEE-GO, no qual foram sistematizadas as informações existentes e disponíveis no Estado, em escalas variadas (1:000.000 até 1:250.000), foi possível elaborar o Mapa das Zonas Ecológico-Econômicas de Goiás. Para a elaboração desse mapa, utilizaram-se os indicadores obtidos do conjunto das variáveis sociais e econômicas e das vulnerabilidades e/ou potencialidades naturais locais. Por meio da integração entre a vulnerabilidade natural e o desempenho social e econômico, obtiveram-se os índices ecológicos e econômicos, que podem ser utilizados como orientação da ocupação do território goiano.

De acordo com informações oficiais da equipe do projeto, este estudo foi elaborado como um exercício essencialmente técnico, podendo ser indicativo, não tendo caráter restritivo e nem impeditivo.

Confira o novo portal do MACROZAEE-GO.