Uma reunião foi realizada nesta semana para apresentar o manual de normas e procedimentos do projeto “Nomes Geográficos do Paraná – Toponímia passo a passo”, que fará a revisão e atualização da base hidrográfica de Curitiba.

Desde 2011 o trabalho é desempenhado predominantemente nas áreas rurais, porém a adaptação para a capital paranaense é um projeto piloto que envolve o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), responsável pela coordenação e implementação do projeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, por meio da Diretoria de Saneamento e Recursos Hídricos, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc). 

A base oficial de dados contemplará aspectos geocartográfico, histórico-geográfico e linguística e será desenvolvida em três bacias hidrográficas onde se encontram problemas de identificação ou até mesmo falta de nome.

A equipe é multidisciplinar e conta com engenheiros cartógrafos, geógrafos, arquitetos, engenheiro florestal, historiador e outros profissionais. O próximo encontro fará a capacitação de novos agentes.

O Projeto Nomes Geográficos do Paraná é desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Banco de Nomes Geográficos do Brasil.

O projeto percorre o interior com o objetivo de atualizar a identificação de estradas, povoados, rios e montanhas nos mapas paranaenses. Já foram pesquisados 32 municípios nas regiões dos Campos Gerais, Centro-Sul e Sudeste.

Com a ferramenta, o Estado poderá definir limites municipais, nominar bacias hidrográficas, localizar propriedades, orientar o turismo local, realizar projetos econômicos, sociais e ambientais, entre outras ações.

Fonte: ITCG