O resumo semanal de vagas traz sempre várias oportunidades de trabalho. Acesse aqui!O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geotecnologia. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Confira abaixo as mais recentes oportunidades.

Empregos

Cargo:  Consultor/coordenador  de plano de monitoramento e avaliação (M&A). O consultor oferecerá apoio técnico na execução do projeto para garantir a implementação adequada dos seus componentes e do plano de monitoramento e avaliação, atendendo as considerações da revisão de meio termo. O profissional contratado promoverá reuniões e treinamentos, auxiliará missões de campo e dará apoio ao plano de visibilidade e divulgação de resultados do SiBBr. Para concorrer à vaga é necessário ter mestrado em ciências biológicas, ecologia ou área afim, com doutorado como uma qualificação desejável; experiência em atividades relativas à integração de sistemas de informação sobre biodiversidade e em preparação de política de dados; e pelo menos cinco anos de experiência na implementação ou em M&A de projetos de cooperação internacional, entre outros pré-requisitos.
Empresa: Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr)
Local: Brasília (DF)
Contato: Para mais informações e instruções sobre como se candidatar, clique aqui.

Cargo: Duas vagas para pesquisadores nas áreas de planejamento urbano e regional. Formação requerida: geografia, economia, arquitetura e urbanismo, ciências sociais, engenharia ambiental, administração publica, serviço social, relações internacionais, história, comunicação social, ciências políticas ou políticas públicas. Os selecionados, que integrarão o projeto Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, devem ter, entre outras exigências, título de mestre.
Empresa: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Local: Brasília (DF)
Contato: O prazo para inscrição vai até o dia 9 de julho. Páginas das chamadas públicas para a vaga 1 e vaga 2.

Cargo: Duas vagas para técnico MoMa (Mobile Mapping). Esse profissional vai atuar com mapeamento de regiões no âmbito nacional realizando também manutenção de equipamentso eletrônicos. É essencial possuir algum curso  técnico relacionado a Informática, Eletrônica ou formação em Geografia e conhecimentos em Excel e Windows.
Necessário ter total disponibilidade para viagens, tendo em vista que permanece uma semana em viagem e tem a seguinte de descanso. Todas despesas serão pagas pelo cliente.
Empresa: Manpower
Local: São Paulo (SP)
Contato: Currículos deverão ser enviados para o endereço fatima.mello@manpower.com.br.

Cargo: Analista de Geoprocessamento. As qualificações básicas desta vaga incluem bacharelado nos cursos superiores de geografia, cartografia, engenharia florestal, agronomia, biologia e afins, experiência profissional nas áreas de geoprocessamento e meio ambiente; experiência na construção e manutenção de bancos de dados geográficos; experiência na condução e execução de vários projetos simultaneamente, na elaboração de analises espacial e produção de mapas e /ou outros produtos gráficos e relatórios, experiência com ArcGIS e extensões, Erdas e/ou Envi.
Empresa: LENC Engenharia
Local:  Atuação na sede da empresa em São Paulo (SP).
Contato:  Interessados devem ser encaminhar currículo para o e-mail thais.olitta@lenc.com.br até dia 07 julho. Não serão considerados e-mails encaminhados fora do período mencionado. Os e-mails devem estar com o assunto “Analista” e carta de apresentação no corpo do e-mail com pretensão salarial.

Cargo: Consultor Técnico em GISWeb e Geoprocessamento. Requisito obrigatório: mínimo de 3 (três) anos de graduado em Tecnologia da Informação e/ou Ciências da Computação e/ou Eng. Cartográfica e/ou Geografia e/ou Eng. de Aquicultura e/ou Eng. de Pesca e/ou Oceanografia e/ou Geoprocessamento ou áreas tecnológicas e afins. Requisitos Desejáveis: pós-graduação (Especialização/Mestrado/Doutorado) na área de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Banco de Dados, Geoprocessamento ou áreas tecnológicas e afins e cursos nas áreas de áreas de Geoprocessamento e/ou Linguagens computacionais e programação com foco em soluções geoespaciais. Experiência obrigatória de no mínimo 3 (três) anos (comprovada) na utilização de soluções geográficas e softwares livres e proprietários relacionadas à estruturação de GISWeb e Sistema de Informações Geográficas; desejável mínimo de 3 (três) anos de experiência com Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (Oracle Spatial e/ou PostgreSQL/PostGIS) integrados à implementação geográfica em sistemas web, e conhecimento de linguagens computacionais (ênfase em Python), para automação de procedimentos cartográficos e/ou mínimo de 3 (três) anos de experiência comprovada na criação de GisWeb, e publicação online de mapas interativos.
Empresa:  FAO/ONU
Local:  Brasília (DF)
Contato:  Para inscrições e maiores informações acesse o site da Contratação de Consultores da FAO/ONU (CCS)

Cargos:
1) Analista GIS. O profissional selecionado será Especialista em Interpretação de Imagens Georreferenciadas. Necessário ter conhecimentos básicos de sensoriamento remoto e operação de softwares específicos para o desempenho das atividades de geoprocessamento, tais como Esri ArcGIS, Quantum GIS, ERDAS ou Spring. Experiência mínima de um ano em atividades de georreferenciamento ou congêneres. Também é exigido diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Geografia, Engenharia Florestal, Geologia, Engenharia Ambiental ou área correlata, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2) Especialista em Geoprocessamento. O profissional deve possuir conhecimentos básicos de sensoriamento remoto e operação de softwares específicos para o desempenho das atividades de geoprocessamento, tais como Esri ArcGIS, Quantum GIS, ERDAS ou Spring. Necessário ter experiência mínima de três anos em geoprocessamento ou sensoriamento remoto e formação de nível superior completo em área da Geociências, como Geografia, Engenharia Florestal, Geologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Ciências Biológicas ou área correlata. Além disso, é exigida pós-graduação em geoprocessamento e/ou sensoriamento remoto.
3) Especialista em Suporte a Geotecnologias. O profissional deve possuir conhecimentos em sistemas operacional Windows Server ou GNU/Linux, servidores de aplicação para Java ou PHP e conhecimentos em HyperV, VMWare, Xen ou Virtualbox. Necessário ter experiência mínima de três anos em configuração e disponibilização de serviços e servidores de mapas interativos baseados em tecnologias como Geoserver Java e ArcGIS Server. É exigida formação de nível superior completo na área de informática ou pós-graduação na área de informática.
4) Analista de Sistemas de Informações Geográficas. O profissional deve possuir conhecimentos básicos na área de desenvolvimento, manutenção e implementação de SIGs e outros sistemas de informação na plataforma Esri/Microsoft; análise, modelagem e implementação de bases de dados geoespaciais. É exigida formação superior; certificação Microsoft Certified Solution Developer (MCSD) ou certificação técnica correlata a desenvolvimento ou manutenção do ambiente Microsoft. Necessário ter experiência de três anos nas áreas de administração, manutenção e desenvolvimento de SIGs web e desktop, ou um ano de experiência e pós-graduação na área de geoprocessamento – especialização de no mínimo 360 horas, mestrado ou doutorado. A certificação Microsoft Certified Solution Developer (MCSD) ou equivalente poderá ser substituída por experiência mínima de cinco anos em manutenção e desenvolvimento utilizando Microsoft C# e DotNet, comprovada através de declaração de capacidade técnica emitida por pessoa jurídica de direito público ou privado.
Empresa: HEX – Tecnologias Geoespaciais Inovadoras
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados nas oportunidades devem enviar currículo para dep.pessoal@hexgis.com

Cargo: Desenvolvedor TI. Segundo a empresa, é necessário ter 2º Grau completo, conhecimento em HTML5, JavaScript Avançado, CSS3, Banco de dados e em Arquitetura de Software. Os profissionais devem saber trabalhar em equipe, ser organizados e possuir inglês intermediário (leitura). Características desejáveis incluem nível superior em informática, conhecimentos em programação em AS3 e Flex, NodeJS, Metodologia SCRUM, MongoDB, Dojo, Express, BoilerJS. O regime de contratação é CLT, e a empresa oferece plano de saúde, auxílio transporte e alimentação, plano de carreira, plano de capacitação e acompanhamento por coaching.
Empresa: Notoriun Tecnologia
Local:  Brasília (DF)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem enviar currículo para contato@notoriun.com.br

Cargo: Analista de Geoprocessamento, com ênfase em processamento digital de imagens – PDI. Os requisitos para participar do processo de seleção são: ensino superior completo em Engenharia Cartográfica ou de Agrimensura. Serão diferenciais no processo seletivo: pós-graduação, mestrado ou especialização em sensoriamento remoto ou geoprocessamento. Além disso, é necessária experiência em projetos de processamento digital de imagens, GIS, cartografia e mapeamentos temáticos. Conhecimentos de sensoriamento remoto e cartografia, em softwares PDI (ERDAS, ENVI e PCI) e software GIS (ArcGIS) completam o perfil requisitado. O profissional será responsável pela execução de projetos, apoiando tecnicamente soluções de geração de conteúdo geográfico, elaborando e estruturando metodologias de produção e de validação de qualidade. Atuará na realização de discussões técnicas com clientes, fornecedores e equipe interna, alinhando entendimento e expectativas sobre requisitos, metodologia e padrão de qualidade.
Empresa: Geopixel – Soluções em Geotecnologia e TI
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: O salário é a combinar. Interessados devem enviar currículo para jenny.simao@geopx.com.br.

Cargo: Engenheiro Cartógrafo. Para ocupar esta vaga, é desejável que o candidato tenha experiência em projetos na área de geoprocessamento e SIG aplicados a CTM e elaboração de bases cartográficas, através de levantamento topográficos e de sensoriamento remoto. Além disso, é indispensável conhecimento das ferramentas ArcGIS, QGIS/gvSIG, AutoCAD e Office, carteira de habilitação e disponibilidade para viagens. Será considerado diferencial experiência com banco de dados geográficos Postgres/postgis.
Empresa: DRZ Geotecnologia
Local: Londrina (PR)
Contato: Interessados devem encaminhar currículos para carlosdobes@drz.com.br com o assunto “VAGA ENGENHEIRO”.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Engenheiro Cartógrafo.
Instituição: Prefeitura Municipal de Pinhais
Local: Pinhais (PR)
Contato: Inscrições prorrogadas até às 12h de 10 julho de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF, através do endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.

Cargos:  Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Cartógrafo, Geólogo,  entre outras áreas tais como saúde, educação etc.
Instituição: Prefeitura Municipal de Joinville
Local: Joinville (SC)
Contato: Inscrições até o dia 11 julho de 2014,  por meio do endereço eletrônico http://www.sociesc.org.br/concursos.

Cargos: 87 vagas no cargo de Professor Universitário, das classes de Mestre e Doutor. As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Ciências Exatas e da Terra (22), Ciências Humanas (8), Linguística, Letras e Artes (9), Ciências Agrárias (16), Ciências Biológicas (4), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (7), Ciências Sociais Aplicadas (4), Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas (16), e Engenharia Ambiental (1). Os selecionados farão jus à remuneração de R$ 6.334,95 ou de R$ 7.348,53, de acordo com a titulação apresentada, já que a jornada a ser desempenhada pelos docentes é de 40 horas semanais.
Instituição: Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)
Local: Palmas (TO)
Contato: As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.fapems.org.br, da organizadora do concurso, de 16 de junho de 2014 a 18 de agosto de 2014.

Cargos: 73 vagas  divididas entre profissionais com formação em Arquitetura e Urbanismo (1), Engenharia Cartográfica (1), Engenharia Civil (4), Engenharia de Materiais (3), Engenheira de Produção (2), Engenharia de Sistemas de Computação (4), Engenharia de Telecomunicações (6), Engenharia Elétrica (12), Engenharia Eletrônica (12), Engenharia Mecânica (15), Engenharia Mecatrônica (1), Engenharia Naval (8), Engenharia Nuclear (1) e Engenharia Química (3).
Instituição: Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM)
Locais: As provas serão realizadas nos seguintes municípios: Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 24 de julho. Para mais informações, o edital completo está disponível no endereço eletrônico www.ensino.mar.mil.br.

Cargos:  Professor na área de Geografia. Há também oportunidades para assistente social, professor para diversas disciplinas, pedagogo, entre outras.
Instituição: SEDUC (Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Estado do Amazonas)
Local: Estado do Amazonas
Contato: As inscrições até o dia 16 de Julho pelo endereço http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/seduc-am

Cargos: Engenheiro Cartógrafo, Geógrafo, Engenheiro Ambiental, Topógrafo, Técnico em Meio Ambiente, Arquiteto, entre outros.
Instituição: Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves (MG)
Local: Ribeirão das Neves (MG)
Contato: As inscrições deverão ser efetuadas via internet, das 9h do dia 10 de julho às 20h do dia 11 de agosto de 2014, através do site http://www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/default.aspx.

Oportunidades

Bolsas: Vagas para Mestrado nos possíveis temas de Água (Remoção de poluentes, Metodologia de diagnóstico e reabilitação em sistemas de distribuição de água), Esgoto (Características e causas das variações quali-quantitativas do afluente de ETEs),  Reuso (Estudo da viabilidade/oportunidades/potencial de reuso industrial de efluentes de estações de tratamento na região metropolitana de Curitiba), Resíduos Sólidos (Avaliação de impacto do lançamento de lixiviados de aterros sanitários em sistemas anaeróbios de tratamento de esgoto sanitário do tipo UASB ou RALF), Gestão (Definição de metodologia seleção de soluções para esgotamento sanitário em pequenas localidades e locais de baixa densidade demográfica).  A seleção das linhas temáticas visa orientar o fomento para a indução seletiva de projetos destinados à produção de conhecimentos e de metodologias ou meios processuais inovadores, bem como o desenvolvimento de processos para a superação de problemas que efetivamente demandam atividades de pesquisa e não podem ser solucionados apenas por uma combinação de meios de intervenção já existentes. São características esperadas dos projetos de P&D: Avaliação de técnicas, procedimentos, materiais e/ou equipamentos sob o ponto de vista científico com ênfase na aplicabilidade prática, considerando aspectos de desempenho ambiental, eficiência de processo, simplicidade operacional e viabilidade financeira que possibilitem gerar parâmetros de projeto, e a utilização de tecnologias apropriadas ao contexto do estado do Paraná. Para tanto o delineamento experimental do projeto de P&D, especificamente para pesquisas nas áreas tecnológicas, deverá considerar minimamente testes em escala de piloto. A avaliação em nível inferior a escala de piloto (ex. estes de bancada) deverá ser justificada em face da potencial do projeto atingir os objetivos do edital. Dedicação mínima de 40 horas, valor mensal de R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais), por até 24 meses, para profissional de nível superior regularmente matriculado em programa de mestrado aprovado pela CAPES, até o limite de 1 (uma) por projeto.
Instituição: Fundação Araucária
Contato: O coordenador da proposta será o responsável pelo envio da proposta eletrônica à Fundação Araucária por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigAraucária), disponível no site “www.fappr.pr.gov.br”.

Bolsas: São 6 vagas, sendo 2 na área de geodésia e 4 na área de cartografia e sistemas de geoinformação pelo Programa de pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.
Instituição:  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Contato:  Inscrições e maiores informações poderão ser obtidas pelos seguintes canais de comunicação geodesia@ufpe.br e www.ufpe.br/geodesia ou pela leitura do edital de publicação do Mestrado, diponível aqui.

Bolsas: 25 vagas para o Mestrado e 20 para o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Contato: Inscrições no período de 25 de agosto de 2014 a 19 de setembro de 2014 na Secretaria do PPGCI. Caso não resida no Rio de Janeiro, poderá encaminhar os documentos por via postal, sendo a data limite para recebimento dos documentos 19/09/2014. Acesse a página do PPGCI (IBICT/UFRJ) para maiores informações.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.