Aulas são compostas por material teórico e vídeos explicativos. O próprio aluno faz a sua agenda

O GEOeduc, instituto com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia, tem o prazer de anunciar o lançamento do Curso Online Introdução à Cartografia.

De acordo com o Instituto, este é um treinamento básico destinado a todos os interessados em conceitos de Cartografia e prática em elaboração de mapas temáticos, que já tenham conhecimento básico em informática.  Neste curso online os participantes vão conhecer os principais elementos cartográficos, saber como identificar diferentes mapas temáticos e elaborar seus primeiros projetos.

“O curso básico de Cartografia foi elaborado usando ferramentas disponíveis gratuitamente e de fácil manuseio, para que os alunos pudessem elaborar facilmente seus primeiros mapas”, comenta Eduardo Freitas, autor do treinamento e coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc. “Além disso, os conteúdos – em formato de textos, vídeos e exercícios – seguem uma sequência para que os participantes conheçam todo o processo para a criação de mapas que sejam eficientes no propósito de comunicar informações geoespacializadas”, conclui.

Programado para um total de no mínimo 4 horas de estudo, sem contar os acessos aos conteúdos complementares (artigos, tutoriais, webinars, etc.), o curso, totalmente a distância, aborda os seguintes tópicos:

• Passo-a-passo para baixar e instalar os softwares que serão usados nos exercícios práticos: Batchgeo, Google Earth, ProGriD, Indiemapper e ArcGIS Online;
• O que são Mapas e para que servem: Antecedentes, Definições e Desenvolvimento Recente; Mapa, Carta, Planta: é tudo a mesma coisa?;  Orientação e Navegação; Adquirindo Dados; Representando Dados;
• A Terra não é redonda: Forma da Terra; Geóide, Elipsóide, Datum; Sistemas de Referência;
• Entendendo os Mapas: Atributos; Escalas; Resoluções;
• Como representar a Terra (3D) em um Mapa (2D): Projeções Cartográficas; Superfícies de Projeção; Sistemas de Coordenadas
• Representando a Natureza Física em um Mapa: Seleção, abstração e generalização; Natureza dos Fenômenos: discretos, contínuos, fuzzy; Medidas das variáveis: nominal, ordinal, intervalar, proporcional
• Meus Mapas Temáticos: Tipos de Mapas Temáticos: Climáticos, Geológicos, Geomorfológicos, Clinográficos; Variáveis Visuais ou Gráficas; Tipos de Representações: Fenômenos Qualitativos e Quantitativos; Componentes Visuais: Título, Legenda, Orientação, Escala, etc; Fluxo de Projeto Cartográfico.

O Autor do curso é Eduardo Freitas, Coordenador dos Cursos Online e Presenciais do Instituto GEOeduc e Editor do Portal e Revista MundoGEO. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site http://www.geoeduc.com/produtos/curso-online-introducao-cartografia ou pelos telefones (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848.

Sobre o Instituto GEOeduc

geoeduc Instituto GEOeduc oferece capacitação online em georreferenciamento O Instituto GEOeduc – Qualificação sem Fronteiras nasce com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia e reconhecida pela sua qualidade nos eventos, cursos e pesquisas que realiza. Com mais de 15 anos de de experiência em eventos de atualização profissional, em 2013 a empresa formalizou a criação de um setor especificamente voltado à Educação, com o lançamento de cursos online, presenciais e In Company, com mais de 500 alunos que já participaram nos treinamentos. O novo Instituto GEOeduc tem como missão gerar valor para os profissionais, equipes de colaboradores, acionistas, instituições, empresas e a sociedade, atuando na qualificação e atualização dos profissionais e na sustentabilidade do setor de geomática e soluções geoespaciais. Saiba mais em www.geoeduc.com.