Artigo aborda aplicações e o primeiro ano de operação do satélite Landsat 8Por Wilson Anderson Holler

Desde o lançamento do Landsat 1, em 1972, os satélites da série tornaram-se parte integrante de muitas atividades direcionadas à gestão do território. O programa Landsat permitiu que os cientistas e analistas pudessem observar o mundo além do poder da visão humana, monitorando mudanças na terra e detectando tendências nas condições de recursos naturais.

Todo o acervo de imagens Landsat tornou-se disponível online e sem custo, no final de 2008. O gráfico mostra o crescimento da distribuição das cenas nesses pouco mais de cinco anos de disponibilização do acervo Landsat. Até o dia 4 de janeiro, mais de 15 milhões de cenas haviam sido descarregadas.

Um relatório publicado pela USGS Earth Resources Observation and Science (EROS), pesquisa que envolveu mais de 13 mil usuários, conclui que os entrevistados utilizaram as imagens em 38 diferentes aplicações. A maioria dos usuários (78%) usaram cenas obtidas por sensores do Landsat durante duas ou mais épocas de tempo de cinco anos e mais da metade (57%) usaram cenas de três ou mais épocas, indicando que a maioria dos usuários estão trabalhando em projetos de monitoramento temporal. Em torno de 60% dos usuários responderam que teriam que suspender metade de seus trabalhos se as imagens Landsat – e acervo – não estivessem disponíveis.

Landsat 8

Construído para ampliar o registro de mais de 40 anos da série, o Landsat 8 foi projetado para uma missão de cinco anos de vida útil, com combustível suficiente para 10 anos de operação.

O relatório do USGS informa que os usuários das imagens irão ampliar seus trabalhos com o uso de suas imagens. A continuidade das observações e as melhorias tecnológicas garantem que o Landsat 8 atenda às necessidades de muitos usuários por muitos anos ainda.

Este artigo é parte da MundoGEO 76, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja o artigo “Parabéns!” gratuitamente na íntegra.