O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre (RS) implantou um pacote de Soluções GIS e GNSS, permitindo que as equipes de campo realizem os trabalhos de levantamento e cadastramento das redes e dos consumidores, com maior precisão.

O DMAE é o órgão responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, bem como pela coleta e tratamento do esgoto sanitário em Porto Alegre. É da responsabilidade do Departamento fiscalizar e manter esses serviços, além de planejar e promover, de forma constante, seu melhoramento e ampliação, garantindo a infraestrutura necessária para o crescimento sustentável da cidade.  

Atualmente 100% dos porto-alegrenses são abastecidos com água tratada e 87,7% da população dispõem do serviço de coleta de esgoto. O DMAE tem capacidade para tratar até 80% dos esgotos produzidos na Capital. A população residente em loteamentos irregulares é atendida por programas sociais.

Cadastro das redes e dos consumidores utilizando ferramentas de GIS Móvel

“O cadastramento das redes de água e esgoto juntamente com todos os elementos são muito importantes, para que seja possível conhecer a estrutura existente, projetar melhorias, realização de manutenção preventiva, cadastrar novas redes visando aumento de arrecadação e em situações de emergência tomar a decisão correta em um menor espaço de tempo. O uso do dispositivo Leica Zeno 10 em conjunto com a estação de referência Leica GR25 substituiu a forma tradicional do levantamento cadastral, dispensando o uso da trena e da prancheta para desenho dos croquis aliada a um GPS convencional para coleta da posição”, afirma o engenheiro responsável do DMAE, Fernando André Neuwald.

O sistema de trabalho consiste primeiramente na criação do projeto no escritório, que em seguida é transferido automaticamente para o coletor de campo. Após o término da coleta, os dados são transferidos de volta para o escritório para o processamento. A utilização de uma estação de referência permite que todas aos dispositivos de campo recebam correção do posicionamento em tempo real usando o protocolo NTRIP (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol), possibilitando também o uso dos dados da estação base para pós processar o posicionamento das unidades móveis, em situações onde não há conexão de dados disponível.

O receptor GNSS trabalha com os sistemas GPS e GLONASS possibilitando trabalhar com precisão inferior a 50 centímetros O trabalho em campo geralmente é realizado sob condições adversas, por isso a escolha de um equipamento que resiste às variações de temperatura e principalmente a proteção contra água é de extrema importância.

Para maiores informações sobre tecnologias GIS /GNSS da Leica Geosystems, por favor, visite o site da Leica Geosystems do Brasil (www.leica-geosystems.com.br) ou entre em contato com Camila Silva Camila Silva (camila.silva@leica-geosystems.com.br), ou com Ricardo Serrato (ricardo@manfra.com.br).