Foi inaugurada nesta segunda-feira (14), na Universidade de Brasília (UnB), a estação óptica a laser Sazhen-TM-BIS de tecnologia russa. O equipamento faz parte do sistema Global Navigation Satellite System (Glonass), ferramenta de monitoramento terrestre via satélite similar ao norte-americano Global Positioning System (GPS).

Glonass-UnB
Fonte: Emília Silberstein/UnB Agência

A estação, instalada no Centro de Informática (CPD), do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), é responsável por medir distâncias usadas para localizar posições na superfície terrestre. Sua função é melhorar os sinais que chegam ao usuário final e reduzir erros de posicionamento.

Em 2013, foi instalada na UnB a primeira estação desse porte fora da Rússia. A previsão é de que mais 50 nesses moldes sejam instaladas em todo o mundo. De acordo com o CDT, a estação faz parte de um acordo de cooperação internacional entre Brasil e Rússia para o desenvolvimento de pesquisas na área aeroespacial.

Pesquisas – De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, não só a Rússia ganha com essa cooperação, pois o sistema também é importante para o Brasil. “Estamos instalando as estações em ambientes universitários, e nossa missão com essas iniciativas, além da calibragem dos satélites Glonass, é também utilizar esses laboratórios para desenvolver muitas outras pesquisas espacias”, afirmou.

Além do reitor da UnB, Ivan Camargo, do presidente da AEB, também participaram da solenidade o diretor do CDT, Paulo Suarez,e o vice-chefe da Agência Espacial Russa (Roscosmos), Saveliev Sergei.

Ontem, os governos de Brasil e Rússia assinaram memorando de entedimento para instalação de estação do sistema Glonass na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e no Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), no campus da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe).

Fonte: Agência UnB