Imágenes nocturnas tomadas por la Estación Espacial Internacional son catalogadasCatálogo foi produzido em comum esforço da Universidade de Madri e da Universidade Livre de Berlin

Com o objetivo de catalogar o acervo de imagens noturnas da Estação Espacial Internacional (ISS em inglês), pesquisadores do Departamento de Astrofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de Madri desenvolveram um projeto científico que teve como resultado um catálogo com cerca de 1700 imagens noturnas de todo o mundo (para uso dos meios de comunicação, interesse da população e uso científico).

Mais de um milhão de imagens têm sido capturadas pela Estação Espacial Internacional desde 2003, das quais 300 mil são imagens noturnas. Entretanto, somente 1% dessas estão catalogadas (produto do trabalho manual dos astronautas).

Acompanhando esse catálogo, foram apresentados 3 sites da chamada “ciência cidadã” para que qualquer pessoa possa contribuir com seus conhecimentos nesse projeto:

Dark Skies of ISS (Céus Escuros da ISS) pretende fazer com que os cidadãos ajudem a classificar as imagens em diferentes tipo: imagens de cidades, estrelas e outros. Não requer nenhum conhecimento prévio, somente ter acesso à internet. É o mais simples dos três. Acesse aqui e aqui.

Lost at Night – Locate images from ISS (Perdido na noite – Localize imagens do ponto de vista da ISS) apresenta um desafio aos usuários. É apresentada uma imagem da qual só sua posição aproximada (com erro de no máximo 500 km) e os desafiado deve inferir de qual cidade aquele fragmente se trata. Acesse aqui.

Night Cities (Cidades à noite) quer saber do senso de localização/identificação dos usuários. Os internautas devem identificar pontos nas imagens que correspondam aos mapas selecionados. Acesse aqui e aqui.

As imagens da ISS são as únicas capazes de distinguir, atualmente, diferentes tecnologias de iluminação nas cidades e portanto são essenciais no controle eficaz dos gastos em iluminação pública, estudos estatísticos em outras áreas como segurança e efeitos da poluição luminosa.