Por André Luiz dos Santos Furtado, Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues e Célia Regina Grego

Artigo aborda a tomada de decisão baseada em dados agropecuáriosA relevância, influência e aplicação dos sensores remotos espaciais são muitas vezes percebidas de forma subjetiva por uma significativa parcela da população. Contudo, as geotecnologias assumem importância cada vez maior no contexto das relações econômicas, políticas e sociais e no conhecimento, apesar de sabermos das restrições tecnológicas atuais, que oportunamente serão superadas pela capacidade inovadora do homem.

Por várias décadas, o oeste do Estado de São Paulo foi uma região tradicional para a pecuária. No entanto, observamos acentuada mudança nesse cenário. Esta região foi foco do projeto de pesquisa Sustentabilidade e Recuperação de Pastagens: Aspectos Técnicos, Ambientais e Econômicos com Transferência de Tecnologia e Tomada de Decisão (Mapastore), aprovado no final de 2008 pela Embrapa Monitoramento por Satélite em edital competitivo do CNPq, que teve por objetivo mapear as pastagens, identificar seus níveis de degradação e levantar dados de campo relacionados à sua ecologia.

De forma a possibilitar a obtenção de informações que subsidiassem a elaboração de um diagnóstico da região, utilizaram-se como modelo as áreas de três microbacias – Córrego Frutal, Córrego Barra Grande, Córrego Nove de Abril – situadas na região rural do Município de Guararapes (SP). Foram obtidas informações de campo sobre os níveis de degradação e as condições das pastagens (cobertura vegetal, composição botânica, plantas invasoras) e do solo (compactação, riscos de erosão, atividade e diversidade de microrganismos).

O projeto Mapastore disponibilizou na internet um WebGIS com a dinâmica de uso das terras e aspectos do solo, como risco de erosão. Essas e outras informações sobre o projeto, como a metodologia empregada e publicações técnicas, podem ser acessadas no endereço: www.cnpm.embrapa.br/projetos/mapastore.

Este artigo é parte da MundoGEO 76, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja o artigo “Dados Agropecuários para Tomada de Decisão” gratuitamente na íntegra.