If Baiano apresenta Vant em feira agropecuáriaNo período de 18 a 21 de julho de 2014, o Vant do IF Baiano será apresentado durante a Exposição Agropecuária de Senhor do Bonfim (BA).

Utilizado para atividades de Ensino, pesquisa e extensão, nos cursos de agrimensura e agropecuária do Campus Senhor do Bonfim, o equipamento estará a mostra para que a comunidade por conhecer o potencial desta ferramenta, utilizada nas mais diversas aplicações no campo da topografia, meio ambiente, regularização fundiária e agricultura de precisão, dentre tantas outras” explica o Prof. Dr. Vandemberg Salvador.

O Campus Senhor do Bonfim detém a tradição no ramo do Ensino e das pesquisas com uso das Geotecnologias. Além dos tradicionais e memoráveis Seminários de GEO, desde 2008, o campus foi pioneiro no uso do Vant para obtenção e aplicação de imagens para Planejamento Multifinalitário.

Atualmente mantém o Curso técnico de Agrimensura, cuja formatura da primeira turma acontecerá em dezembro de 2014. São estes estudantes que estarão fazendo a demonstração do Vant e de outras ferramentas utilizadas durante as aulas praticas, tais como Estacao de GNSS, estacão total, níveis e outros.

If Baiano apresenta Vant em feira agropecuária na BahiaEm novembro, durante o GEOBONFIM2014, acontecerá no campus Senhor do Bonfim, o primeiro curso de Piloto de Vant realizado por uma Instituição Federal de Ensino.

O IF Baiano foi pioneiro na aquisição de VANT para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e também na utilização do mesmo para elaboração de um Atlas Digital dos campi. Atualmente na segunda fase de execução, (execução dos sobrevoos) o projeto do Atlas Digital do IF Baiano torna-se uma ferramenta essencial para o planejamento Socioambiental da instituição. A partir dos Planos diretores de cada campus, haverá possibilidades reais de melhoria nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e, particularmente, no aprimoramento institucional, no que concerne às atividades planejamento e gestão integrada.

Para o coordenador do curso de Agrimensura do Campus Senhor do Bonfim, Prof. Dr. Vandemberg Salvador, é fundamental a integração dos alunos nas atividades comunitárias, tais como as Feiras e Exposições agropecuárias, considerando que – em grande medida – o mundo do trabalho para os futuros agrimensores, passa invariavelmente pelos proprietários rurais, Empresas de Agropecuária e Órgãos ambientais, de regularização Fundiária e agropecuários municipais, Estaduais e Federais que são presenças marcantes nestes eventos.

Fonte: Vandemberg Salvador (IF Baiano)