Artigo aponta as diferenças entre tipos de Vants disponíveis no mercadoPor Floriano Peixoto

O uso de Sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (Sis Vants) para obtenção de imagens aéreas para as mais diversas aplicações já é uma realidade. Fala-se em Sis VANT, pois trata-se de todo um sistema desenvolvido para operar uma aeronave não tripulada com eficiência e segurança.

Existem inúmeras opções no mercado, tanto de equipamentos nacionais como importados. Das mais diversas formas, tamanhos e preços. E não são equipamentos baratos. Por isso não podemos errar na escolha. Mas como fazer para chegar à conclusão de qual deles pode melhor nos atender?

Segundo pesquisa da MundoGEO, a maioria das empresas procura uma solução completa, sempre pensando no resultado final. Mas para se chegar a este resultado, tem-se um bom caminho a percorrer. Muita coisa precisa ser analisada e pesada.

Um bom começo é determinar o tipo de trabalho a ser desenvolvido com o Sis Vant, que tipo de terreno iremos cobrir, quais as condições para decolagem e pouso das aeronaves, o tamanho das áreas a serem imageadas, a facilidade ou não de acesso a estas áreas, se vamos precisar de imagens georreferenciadas com grande precisão ou apenas saber se determinada área está sendo desmatada, invadida, ou com sua ocupação expandida.

Para saber quais são as outras diferenças e cuidados a tomar na utilização dos Vants, acesse o artigo na íntegra “Quero um Vant: e agora?” Parte 1 e Parte 2, disponíveis na seção de Artigos da edição da revista MundoGeo 76, podendo ser acessada gratuitamente em nosso Portal.