No dia 20 de fevereiro a BlackBridge – operadora global da constelação de satélites RapidEye – aumentou seus investimentos no Brasil e anunciou a aquisição de uma participação na empresa brasileira Santiago & Cintra Consultoria (SCC).

A BlackBridge é focada em prover soluções do início ao fim da cadeia de valores geoespaciais. Isso inclui operações de satélites, serviços de estações terrestres, data center e soluções geocloud, e distribuição de imagens de satélite de todo o mundo através dos mais de 100 parceiros BlackBridge, combinados à criação de produtos de valor agregado e serviços. Já a Santiago & Cintra Consultoria é uma empresa brasileira de consultoria especializada em soluções geoespaciais e uma das maiores fornecedoras de imagens de satélite no Brasil. Tem desenvolvido soluções Web-GIS, servindo diversos mercados como meio ambiente, agricultura, governo, florestal, mineração, defesa, óleo e gás, educação ou telecomunicação.

MundoGEO: O mercado geoespacial tem sofrido muitas mudanças, aquisições e fusões nos últimos anos. Como a indústria de imagens tem reagido a estas mudanças?

Ryan_Johnson
Ryan Johnson, presidente e CEO da BlackBridge

Ryan Johnson: Como parte do mercado geoespacial, a indústria de imageamento não é uma exceção e também passou por mudanças nessas áreas que você menciona. Todas estas mudanças, direta ou indiretamente, são a resposta do mercado ao que os clientes precisam. É verdade que o setor de imagem tem ficado um pouco atrás de outras áreas da indústria geoespacial, e como os investimentos em plataformas de imagem são muito grandes, os prazos desde a concepção até o início das operações são muito longos em comparação com outros segmentos da cadeia de valor geoespacial. Esses fatores fazem claramente essa parte da indústria se mover de forma mais lenta. Dito isto, há sempre espaço para a inovação. Nossas soluções de nuvem geoespaciais são um bom exemplo. Enquanto ainda estamos entregando nossos produtos principais de imageamento, alavancando nosso centro de dados e infraestrutura de redes, somos capazes de oferecer aos nossos clientes um acesso muito mais fácil e rápido às suas bases de dados, bem como as capacidades de processamento. Os produtos essenciais são basicamente os mesmos, mas a solução que vem da combinação de tecnologias de imagens e nuvem cria toda uma nova gama de soluções que respondem a algumas das mudanças e novas tendências do mercado.

Este artigo é parte da MundoGEO 76, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja a entrevista com Ryan Johnson gratuitamente na íntegra.