Nove estados da Amazônia Legal se reúnem em Brasília para acelerar o processo

A Amazônia Legal será carro-chefe na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no país. Esta é a proposta da reunião técnica que acontece nesta quarta (23/07) e quinta-feira (24/07), em Brasília, entre representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. O objetivo é integrar as ações já em curso e identificar oportunidades de cooperação entre os participantes. 

Na abertura da reunião, o secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, afirmou que a reunião servirá para dar celeridade ao cadastro ambiental dos imóveis rurais situados na Amazônia Legal. “O CAR é o instrumento chave para que ocorram transformações na região”, destacou. “A motivação do encontro é antecipar problemas e discutir as adversidades na medida em que elas forem surgindo”.

Para o diretor de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do BNDES, Guilherme Lacerda, é fundamental que todos os envolvidos no processo atuem de forma conjunta. “É preciso construir uma integração para que tenhamos sucesso”, afirmou. O BNDES gerencia o Fundo Amazônia, entidade que oferece financiamento, por meio de projetos, para a implantação do CAR nos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.

Alguns estados já recebem os recursos e estão executando o projeto, como Acre, Tocantins, Maranhão, Pará e Rondônia; outros estão com os projetos em fase de análise pelo banco e outros ainda na fase de elaboração. Todos receberam orientação do MMA para elaborar os projetos. “Esses estados que já tem experiência no cadastro servirão de exemplo para os demais”, apontou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Guilherme Cabral.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

São Paulo recebe capacitação em Cadastro Ambiental Rural

O GEOeduc – Qualificação sem fronteiras, instituto com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia, está com inscrições abertas para o treinamento sobre Cadastro Ambiental Rural: Legislação e Capacitação. O curso será realizado nos dias 12 e 13 de agosto de 2014 em São Paulo.

O treinamento vai abordar o novo Código Florestal e os conceitos que envolvem o CAR, planos de regularização ambiental, compensação de área degradada, recomposição florestal, regularização de reserva legal, além da identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental, com a parte prática no software livre Quantum GIS.

As inscrições podem ser feitas no site http://www.geoeduc.com/produtos/curso-car-legislacao-e-capacitacao-12-e-13-de-agosto-em-sao-paulo/.

Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse www.geoeduc.com ou entre em contato com o Instituto GEOeduc pelo email cursos@geoeduc.com, skype cursos.geoeduc ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.