A primeira edição da conferência GISTAM 2015 (Conferência Internacional sobre Teoria, Aplicações e Gestão de Sistemas de Informação Geográfica) organizada pelo INSTICC (Instituto para os Sistemas e Tecnologias de Informação, Controlo e Comunicação) terá lugar de 28 a 30 de Abril, em Barcelona.

A GISTAM 2015 visa criar um ponto de encontro internacional para investigadores académicos e profissionais, de todos os continentes do mundo, discutirem os novos desafios nas áreas de dados geo-espaciais, detecção remota, observação, representação, processamento, visualização, partilha e gestão de informação espacial, focando aspectos relativos quer às tecnologias de informação e comunicação (TIC), quer outros aspectos técnicos e aplicacionais relacionados com os Sistemas de Informação Geográficos. A Conferência pretende receber artigos originais de natureza prática ou teórica, de natureza interdisciplinar ou especializada, abordando qualquer dos tópicos principais da conferência, ou afins. 

Uma das contribuições mais importantes da GISTAM consiste na criação de um fórum internacional de alto nível científico com a presença de alguns dos mais prestigiados especialistas reconhecidos a nível mundial, tais como o Dr. Robert Laurini (INSA, da Universidade de Lyon, França), o Dr. José Dias Bioucas (Instituto de Telecomunicações, Portugal) e o Dr. Jordi Corbera (Instituto Geológico e Cartográfico da Catalunha, Espanha). Cada um irá dar uma palestra refletindo a investigação de ponta que se faz em áreas como a Aquisição e Processamento de Dados Geo-Espaciais, a Detecção Remota e a observação e modelação de geoinformação.

Todos os artigos aceites após um processo exigente de revisão pelos pares, em modo duplamente cego, serão publicados nas atas da conferência, com referência ISBN, em papel e em suporte CD-ROM pela SCITEPRESS, que é membro da CrossRef. A cada artigo será dado um DOI (Digital Object Identifier). Todosos trabalhos apresentados na conferência estarão disponíveis na Biblioteca Digital da SCITEPRESS. As atas da conferência serão submetidas para indexação pela Thomson Reuters Conference Proceedings Citation Index (ISI), INSPEC, DBLP, EI (Elsevier Index) e Scopus.

Outras informações sobre a GISTAM 2015 podem ser encontradas no site da conferência http://www.gistam.org.