Itep, em Pernambuco, terá marco geodésico para georreferenciamentoTécnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) no dia 17 de Julho para implantação de um marco geodésico na sede do instituto. De acordo com o engenheiro cartógrafo Aramis Leite, coordenador técnico da Unidade de Geoinformação do Itep, o marco geodésico funciona com um ponto de referência que contém as coordenadas de determinado local. “Esse marco servirá de referência para qualquer trabalho na área científica que precise de coordenadas oficiais, pois integrará a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC), que conta com vários marcos espalhados pelo país”, explica.

Na quinta-feira, a equipe do IBGE realizou a transferência altimétrica, que é um levantamento para determinar a altura do marco instalado no Itep. O próximo passo ocorrerá neste final de semana com o estabelecimento da planimetria. Depois, o marco estará pronto para ser homologado e utilizado para fornecer referências pela tecnologia do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), incluindo o sistema Glonass, que contará com uma estação no Itep, mediante parceria com a Companhia Russa de Pesquisa e Produção de Sistemas e Instrumentos de Precisão.

O processo para homologação deste marco geodésico do Itep junto ao IBGE está em andamento há um ano. Aramis Leite ressalta que o marco poderá ser utilizado por qualquer cidadão. “O ganho do Itep é cientifico porque o marco é de domínio público, ou seja, qualquer pessoa física ou jurídica que necessite desses dados terá acesso a esse marco”, afirma.

Os marcos são amplamente utilizados na confecção de mapas e serviços de topografia, servindo como referência para obras de engenharia como construção e pavimentação de rodovias e estradas, demarcação de áreas indígenas e de proteção ambiental, regularização fundiária e divisão de loteamentos. Em Pernambuco, o marco mais conhecido é o marco zero, que serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco. Para saber mais sobre a RBMC acesse o link: http://goo.gl/Zrwe.

Fonte: Itep