Durante solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede governo do Estado de São Paulo, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) entregou 40 Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações, elaboradas pela CPRM em municípios do Estado. Na ocasião, foi firmado Acordo de Cooperação Técnica entre a Casa Militar e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas a Desastres Naturais (Cemadem).

Serviço Geológico do Brasil entrega cartas de suscetibilidade de São Paulo
Fonte: CPRM

O evento contou com a presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio; do coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, chefe da Casa Militar e coordenador Estadual da Defesa Civil; Carlos Daher Padovezi , diretor de Operações e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Lídia  Tominaga, do Núcleo de Geologia de Engenharia e Ambiental do Instituto Geológico (IG-SP);Regina Alvalá; diretora do Cemadem;  do geólogo Cassio  Roberto da Silva, coordenador do Departamento de Gestão Territorial da CPRM ;do superintendente de São Paulo Jose Carlos Garcia Ferreira, além de prefeitos dos municípios que receberam o estudo.

“Estas cartas indicam a áreas suscetíveis a processos do meio físico cuja dinâmica pode gerar desastres naturais. A elaboração das cartas de suscetibilidade encontra-se sob a coordenação nacional da CPRM e parte da execução tem sido realizada em parceria técnica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo”, explicou Sampaio.

“A caracterização do grau de suscetibilidade a determinado processo do meio físico em uma área específica deve impor as correspondentes medidas de restrição à ocupação, de modo a evitar a formação de novas áreas de risco, bem como induzir práticas e normas técnicas para assegurar o uso adequado do solo em áreas não ocupadas e fomentar ações voltadas à eliminação de riscos e redução das vulnerabilidades em áreas ocupadas, especialmente nas urbanizadas”, disse Sampaio.

Cartas de suscetibilidades – elaboradas em atenção a diretrizes específicas da Lei Federal 12.608/2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). – Dirigida especialmente aos municípios sujeitos a desastres naturais, devido a deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas, a PNPDEC contempla, entre seus princípios fundamentais, as ações de mapeamento e prevenção, bem como sua integração às demais políticas setoriais, como as de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano e meio ambiente, entre outras, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável no País.

Durante a programação do evento foram realizadas ainda palestras sobre o modelo geral de mapeamento de áreas suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa e inundações, ministrada pela geóloga da CPRM Sandra Fernandes da Silva e Omar Yazbek Bitar, do IPT; análise, classificação e zoneamento da suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa: deslizamentos e corridas, ministrada pelos profissionais do IPT, Alessandra Corsi e Agostinho Tadashi Ogura; análise, classificação e zoneamento de suscetibilidade a inundações, Sofia Macedo Campos, do IPT; feições associadas a processos do meio físico, Alessandra Siqueira, também do  IPT.

Fonte: CPRM